Marketing digital para negócios locais é uma alternativa para quem busca resultados por meio da internet. Entenda as formas de como aplicar na sua empresa!

Existem diferentes ações de marketing digital para negócios locais capazes de alavancar os resultados da empresa. Muitos empreendedores acreditam na ideia errônea de que estratégias de marketing estão restritas às grandes organizações com porte nacional. Na verdade, com planejamento e expertise é possível também atrair consumidores da região.

O Marketing Digital abrange um conjunto de ações utilizadas para divulgar os negócios na internet. Quando bem utilizadas, essas estratégias são capazes não apenas de promover mais vendas, mas também de tornar a empresa como referência na localidade. Mas quais são as formas de aplicá-lo? Entenda mais detalhes neste conteúdo.

 

Formas de Usar o Marketing Digital para Negócios Locais

Existem diferentes formas de promover o seu negócio na internet para conquistar o público local. Há medidas para empresas de grande, médio e pequeno porte. Inclusive, existem estratégias de marketing digital para pequenos negócios que, de modo geral, não requerem alto orçamento para investir. Confira exemplos:

 

Tem um site? Invista em SEO

SEO (do inglês Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de ações que visam otimizar o site para aparecer na lista de resultados de pesquisa em buscadores. Trata-se de um recurso indispensável para quem quer alcançar ganhos com o marketing digital. Para isso, é preciso adotar algumas medidas, uma delas é a produção de conteúdos relevantes do seu nicho que respondam às principais dúvidas do público regional.

É importante também adequar o site para dispositivos móveis, ter uma página intuitiva e layout agradável que permitam a leitura das informações de forma fluida e rápida. Tratando-se de marketing digital para negócios locais, uma medida importante é disponibilizar na página informações como:  endereço e os contatos (telefone, e-mail, whatsApp), isso vai ajudar o cliente a encontrá-lo.

 

Conhece o Google Meu Negócio? Use ao seu favor

Imagine que você possui um salão de beleza e uma cliente procura informações sobre o seu estabelecimento no Google. Ao digitar a pesquisa, ela encontra informações como: horário de funcionamento, site e endereço nos resultados. Isso é possível por meio do Google Meu Negócio, ferramenta que pode ser usada até mesmo por quem não tem orçamento para investir em marketing digital, pois trata-se de um recurso gratuito.

O Google Meu Negócio permite que os usuários desse buscador encontrem resultados da empresa ou dos produtos e serviços que são oferecidos por ela. A organização pode ser encontrada por meio do Google Maps ou na Pesquisa. A ferramenta também permite interagir com o público por meio de comentários deixados na página.

 

Faça parcerias

Para conseguir resultados por meio do marketing digital para negócios locais, outra estratégia é investir em parceiros. É possível, por exemplo, contactar um digital influencer relacionado ao seu negócio que produza publicações sobre o que você oferece. Isso pode ser feito por permuta, com o envio de produtos ou prestação de serviços, em troca da referência do profissional. A parceria também pode ser feita com sites ou outros meios que ajudam na divulgação.

 

Redes Sociais

Outro recurso que não poderia ficar de fora são as redes sociais. Essas ferramentas podem ser usadas para divulgar o cotidiano da empresa, informar os serviços e produtos oferecidos, trazer dicas especiais alusivas ao seu nicho e entre outros conteúdos. Tratando-se de salão de beleza, por exemplo, é possível mostrar novidades dos serviços e depoimentos de clientes, sempre com o objetivo de trazer informações relevantes ao público.