Um pequeno negócio também deve investir em marketing digital? Essa dúvida pode surgir em muitas pessoas que possuem empresas de pequeno porte e desejam utilizar marketing na internet para alavancar os negócios. A resposta para essa pergunta é: sim! Não é preciso orçamentos altos para começar a utilizar esse recurso. 

Em uma era onde cada vez mais produtos e serviços são adquiridos por canais digitais, garantir a presença online já não é mais apenas uma opção e, sim, uma necessidade. E, ficar em evidência, diante de diversos sites disponíveis na internet faz toda a diferença para os negócios. 

Mas como ficar à frente da concorrência online e obter resultados eficazes? Por meio do marketing digital. Conheça os benefícios de investir no marketing e as principais estratégias para, até mesmo, um pequeno negócio. 

As vantagens de investir em marketing digital

Os benefícios do marketing digital para pequenas empresas são variados, entre os exemplos estão: 

Excelente custo-benefício 

Sem dúvidas o custo-benefício está entre as principais vantagens do marketing digital. Comparados aos meios de comunicação como rádio e TV, é possível fazer divulgação online com orçamentos mais baixos. Esse benefício é importante sobretudo para pequenas empresas que não dispõem de valores altos para investimentos.

Permite competir com empresas de grande porte

Para quem tem uma empresa com pouco tempo de existência ou possui negócios de pequeno porte, sabe que competir com corporações de grande destaque é difícil. Isso acontece por inúmeros fatores, um deles remete ao fato das organizações de alto porte já estarem consagradas no mercado.

Por meio do marketing digital, contudo, é possível utilizar estratégias que aumentam as chances de conseguir resultados positivos para a empresa. Claro que a ideia não é atingir equivalência com as de grande porte, afinal isso também requer tempo. No entanto, um planejamento estratégico bem-aplicado é capaz de superar as metas, apesar da existência de empresas maiores.

Mais visibilidade para os negócios

Uma marca sempre em evidência tem mais chances de ser lembrada pelo público, por isso é importante investir em visibilidade. Há a ideia, por outro lado, de que para ser percebida por mais pessoas é preciso utilizar investimentos altos que, em geral, empresas de pequeno porte não dispõem. 

Essa ideia é equivocada porque os recursos do marketing digital permitem a utilização de ações capazes de trazer mais visibilidade para os negócios com custos acessíveis. Há formas de anúncios no âmbito digital, por exemplo, em que o anunciante pode estabelecer até quanto investir ou pausar o anúncio a qualquer momento, a citar o Google ADS.

Fidelizar clientes

Para todo negócio é importante conquistar novos clientes, mas é essencial também fidelizar aqueles que já utilizaram os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Há algumas estratégias dentro do marketing digital focadas no processo de fidelização dos clientes, o objetivo é alimentar o público com materiais de qualidade para garantir a continuidade da relação de compra e venda.

E quais são as estratégias marketing digital e qual devo usar?

Existem várias estratégias de marketing digital e, para saber qual(is) deve(m) ser utilizada(s), é preciso antes de tudo avaliar os objetivos da empresa e analisar as necessidades que possui, a citar: atrair mais clientes, gerar mais visibilidade, aumentar a credibilidade e entre outras razões. 

 

Entre as principais estratégias de marketing digital estão:

 

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Landing page;
  • Inbound marketing;
  • Redes sociais;
  • Técnicas de SEO;
  • Newsletter.