A chegada do Coronavírus causou diversas mudanças em muitos setores da economia e, sobretudo, no comportamento das pessoas. Por conta disso, muitas empresas precisaram se adaptar a esse novo momento e passaram a adotar estratégias de marketing digital para atender aos seus clientes.
Para evitar aglomeração e reduzir as chances de um contágio, muitos consumidores têm realizado compras online, do conforto do seu sofá. Sendo assim, para atender à demanda de clientes, empresas que não estavam inseridas no ambiente digital tiveram de iniciar um planejamento para realizar as vendas dos seus produtos e serviços online.
Por isso, se você é uma empresa que se inseriu a pouco tempo no mundo digital, fique atento. Com o mundo físico por ora limitado, a tendência é que os negócios online sejam impulsionados cada vez mais. Então, entenda como esse período de pandemia tem afetado às empresas e como é possível se beneficiar com as novas estratégias possibilitadas pelo marketing digital.

 

Como o Coronavírus afeta o marketing digital?

Não é nenhuma novidade que o marketing digital é essencial para a sobrevivência de muitas empresas, sobretudo nesse momento. É através dele que as marcas têm ganhado visibilidade e alcançado o seu público na internet. Muita coisa mudou desde o início da pandemia e agora existem algumas regrinhas básicas para quem quer fazer sucesso na internet. Confira algumas delas.

  • Ter uma presença online é quase obrigatório

Se antigamente muitas pessoas se questionavam sobre a importância de estarem nas redes sociais ou ter um site, hoje essa realidade mudou bastante. Não importa qual seja o seu seguimento: tenha uma presença digital.
Vamos supor que você tenha um instagram, mas não tenha muitas informações sobre o seu negócio e poucos produtos à venda. Mude isso imediatamente. Inicialmente, saiba onde o seu cliente está e o que ele gostaria de ver em cada rede social.
Em seguida, atualize as suas redes para ser visto. Lembre-se que um site ou outro ambiente online é a porta de entrada do clientes para o seu negócio. Portanto, observe as informações que você transmite.

  • Não adianta ter uma rede social e não movimentá-la

Então você criou uma rede social, mas sua constância de posts é muito baixa? Então esse é o momento de rever isso. Mantenha o seu perfil ativo e constante. As pessoas têm consumido muito conteúdo online, então esse é o momento certo de divulgar a sua marca.
Portanto, cuide do seu marketing de conteúdo, faça postagens sobre seus produtos, serviços e elabore stories bem pensados. Assim o seu seguidor poderá ver que sua empresa é bem ativa na internet e quem sabe poderá fechar negócio contigo.

  • Clientes se identificam com marcas humanizadas

Antes mesmo desse período de pandemia, as empresas que tinham um atendimento mais humanizado se destacavam daquelas que não possuíam. Essa vantagem vem do fato de que as pessoas se identificam com negócios que vão diretamente na resolução da sua dor e falam diretamente com elas.

  • Crescimento das lives

Outra adaptação do marketing digital nesses tempos refere-se ao uso das lives. Elas se tornaram um ponto de apoio para muitas pessoas divulgarem produtos e serviços e se posicionarem no mercado. Por isso, muita gente tem aproveitado esse recurso para fazer marketing pessoal e aumentar o seu engajamento.
Vale salientar que essa também é uma estratégia utilizada pelas empresas para humanizar as marcas. Mas além das lives, existem outras tendências do marketing digital que prometem crescer bastante nos próximos meses. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

 

Principais tendências do marketing digital pós pandemia

Confira algumas tendências para quem deseja investir em marketing digital nos próximos meses.

  • Novos canais de venda

Além dos canais tradicionais, utilize novas plataformas de venda para alcançar o seu cliente. Tenha uma abordagem que agregue valor ao ofertar os seus produtos e serviços, crie conteúdos interessantes.
Whatsapp, marketplaces, sites e mídias sociais são apenas alguns exemplos de locais onde você deve estar. Sendo assim, será mais fácil se aproximar do seu público, além de sua empresa ser reconhecida como moderna e antenada.

  • Criação de novos serviços

Sua empresa não atua com delivery? Que tal oferecer esse serviço novo ao seu cliente. Portanto, invista nesse setor para assim chegar onde ele está e tornar o seu pedido confortável. Sem dúvidas, você ganhará a confiança dele, que lembrará dos seus serviços sempre que precisar.

  • Crie Experiências

Não existe nada mais satisfatório para o cliente quando ele é bem atendido, seja ao fazer uma compra ou uma reclamação. A experiência conta muito nesse novo processo do marketing digital e deve ser levada a sério pelas empresas.
Portanto, desenvolva canais de comunicação para respostas rápidas e humanizadas, entenda a dor do cliente e busque solucionar os seus problemas. Busque resoluções sempre que possível e faça-o acreditar que o seu atendimento é o melhor que ele receberá quando se trata da compra de determinado produto ou serviço.

  • Impacto sócio-ambiental

Empresas que se preocupam de verdade com o cenário ambiental ou possuem ações sustentáveis tendem a engajar mais. Como dito anteriormente, as pessoas se identificam com empresas que falam a sua língua e que tem pensamentos e objetivos parecidos com os delas. Portanto, entenda a causa que o seu cliente defende.

  • Influenciadores digitais

Já pensou em contratar influenciadores digitais para sua marca? Essa é uma tendência super em alta, estimulada sobretudo por empresas mais novas. Eles serão intermediários entre a marca e o cliente e poderão avaliar se determinado produto ou serviço é bem aceito ou não. No entanto, busque por pessoas que tenham relação com a empresa.

  • Comunicação interna

Por fim, além de cuidar do cliente externo, cuide do seu primeiro cliente, que são os colaboradores e stakeholders. Eles serão os primeiros a experimentar as mudanças de comportamento propostas pelas empresas.

 

Novas mudanças de comportamento

Esse período de pandemia veio propor novas mudanças e readaptações importantes ao marketing digital das empresas. Os novos hábitos de consumo provocaram mudanças significativas de pensamento e as marcas mais inovadoras acabam ganhando mais destaque no mercado.
Por isso, se você tem uma empresa, busque agora mesmo entender as necessidades do seu cliente nesse momento e crie novas estratégias de divulgação e distribuição dos seus produtos. Mas não esqueça de contratar uma agência de publicidade para te ajudar nesse momento incerto.