Uma das estratégias utilizadas pelas escolas para a captação de alunos é a aplicação do marketing escolar. Por isso, muitas instituições contratam agências de publicidade e propaganda para auxiliá-los nessa tarefa.
Atrair novos alunos é uma das maiores preocupações dos gestores escolares, principalmente em período de início e final de ano. Esse é um dos principais objetivos das escolas que querem manter-se em pleno funcionamento e crescer.
Sendo assim, quem trabalha com marketing escolar sabe que as instituições precisam se atualizar às novas tecnologias e criar um plano de comunicação para atrair novos clientes. Portanto, quem tem ideias mais inovadoras e fala a mesma língua dos pais e alunos, já sai em vantagem.
Outrossim, o avanço da internet possibilitou que as escolas pudessem atingir seu público alvo de forma eficaz. Hoje em dia há uma infinidade de escolas que anunciam suas propostas através de blogs, sites ou redes sociais, o que torna a decisão dos pais e alunos cada vez mais fácil.
Se eles precisam ter informações sobre uma instituição, é só entrar no seu site e em seguida entrar em contato com ela. Muita facilidade em apenas um clique! É cada vez mais comum que haja a captação de alunos novos e sua fidelização através da internet.

Mas, além de investir no marketing digital, o que possibilita a captação de alunos?

  • Boa comunicação entre escola e alunos
  • Qualidade no ensino
  • Bons investimentos
  • Boa relação entre equipe e família
  • Gestão de crises

Nesse artigo te daremos algumas dicas para que você se destaque da concorrência e consiga captar mais alunos para sua escola através do marketing escolar .

 

Invista em marketing digital

Como dito anteriormente, é muito comum pais e alunos buscarem informações sobre as instituições de ensino escolar através da internet. Pode ocorrer também deles encontrarem informações sobre determinada escola, mesmo sem ter procurando, influenciando assim sua decisão de matrícula posteriormente.
Isso é resultado do esforço da escola em investir nas ferramentas do Marketing Digital. A escola pode usar essas estratégias para divulgar seu serviço através da internet. Portanto, estar na internet é o primeiro passo para escolas que desejam a captação de alunos novos. Segue abaixo as estratégias mais utilizadas no marketing escolar digital.

 

Redes Sociais

Criar uma página no facebook, instagram ou twitter, pode gerar engajamento e ajudar a divulgar conteúdos diversos sobre a sua escola. As mídias sociais são as formas digitais mais atuais para divulgar seus benefícios educacionais. Esses são canais importantes para divulgação das atividades da escola, lançamentos de comunicados e outras informações especiais. Outrossim, estimule o compartilhamento dessas informações por parte dos alunos. Essa é uma forma bem útil de gerar engajamento.

 

E-mail marketing

Crie um canal de comunicação para manter com os pais um bom relacionamento. Crie um e-mail marketing para enviar informativos aos pais. Você pode conseguir o e-mail dos pais através da captação de lead na sua landing page. Envie conteúdos relevantes e mensure os resultados dessas ações.
Através do e-mail é possível identificar se as pessoas receberam, abriram e por conseguinte clicaram no conteúdo enviado, assim como a quantidade de pessoas que fizeram essas ações. Essa é uma estratégia de marketing escolar digital que tem trazidos bons resultados às escolas particulares.

 

 Marketing de conteúdo

Você sabe que tipo de conteúdo seu cliente consome? O marketing de conteúdo tem muito a contribuir, uma vez que ele gerará um interesse através das temáticas, ou seja, seu cliente será atraído se seu conteúdo for interessante para ele.
Fale sobre coisas que os pais e alunos irão se interessar. Crie um site ou um blog, escreva sobre conteúdo educacional, curiosidades e artigos que prendam a atenção do seu leitor e cliente em potencial. Lembre-se de falar sobre assuntos atuais, vestibular ou até mesmo sobre o ENEM e torne-se referência em educação.

 

Invista em links patrocinados

Investir em links patrocinados é uma das estratégias utilizadas por escolas para que sua página web chegue em mais pessoas e deve ser levada em consideração no marketing escolar digital.
O principal objetivo desse tipo de campanha para captação de alunos é atrair pais para que visitem às escolas, a fim de que ele matricule seu filho, mesmo que no momento em que tenha visto o anúncio ele não esteja 100% decidido em fazer a matrícula.
É comum também que as escolas invistam em Google AdWords e Facebook Ads, outras formas de anunciar nas mídias digitais. O que vale é aproveitar as várias possibilidades de ficar em destaque.

 

Invista no marketing offline

Além do marketing digital, essa é uma das estratégias de divulgação e captação de alunos utilizadas pela publicidade e que gera um retorno significativo.
Invista em panfletagem e impressão de banners, mostrando bons resultados das escolas. Além disso, outra estratégia para captação de alunos utilizadas pelas escolas particulares é o uso de outdoors. Portanto, seja visto, potencialize seus resultados e se beneficie das estratégias existentes dentro do marketing escolar.
Ou seja, não se prenda apenas à internet e explore as outras formas de captação de alunos através do marketing escolar.

 

Forneça bolsas de estudo ou promoções

Um dos fatores de atração e dispersão dos pais é a mensalidade. Portanto, forneça bolsas de estudo e cumpra seu papel com relação à responsabilidade social. Escolas que fazem esse tipo de investimento são mais bem vistas, então estimule a procura dos alunos, realize um “mini concurso” e ofereça o melhor ensino aos seus alunos.

 

Compartilhe os resultados da escola

Mostre aos seus clientes em potencial os resultados positivos da sua escola, como a divulgação dos alunos aprovados em vestibulares e outras provas tão importantes quanto. Isso é importantíssimo pois agrega valor à instituição de ensino e aumenta seu reconhecimento, diferenciando-a da concorrência.
Da mesma forma, compartilhe as pesquisas feitas com ex-alunos, mostrando o desempenho deles no mercado de trabalho. Essa pode ser uma informação importante na decisão dos pais. Não esqueça também de compartilhar histórias positivas sobre a escola. Essa é uma ação que não só transmite valor, como inspira o público e humaniza a instituição.
O importante antes tudo é conhecer as principais técnicas de divulgação e marketing escolar e colocar em prática. Por isso, contrate uma agência de marketing digital para te auxiliar nas ações on e offline para a captação de alunos para a sua instituição.