Marketing local para negócios regionais trata-se de uma ferramenta essencial para conquistar o público do entorno da empresa. Entenda mais sobre!

Você sabia que a publicidade e propaganda e o marketing digital são capazes de gerar resultados destacáveis para os comércios regionais? O marketing local é uma ferramenta indispensável para quem tem pontos de venda físicos e quer conquistar o público de regiões próximas da empresa.

Quando bem elaboradas, as campanhas podem alcançar resultados satisfatórios. Para isso, são levantadas informações específicas como: hábitos e gostos de pessoas que circulam próximas à organização. Entenda neste conteúdo o que é marketing local, como essa ferramenta pode impulsionar os negócios locais e confira também quais são os benefícios.

O Que é Marketing Local?

O marketing local diz respeito a um conjunto de estratégias utilizadas para promover os negócios, a fim de atingir um público de determinada região. As ações utilizadas, portanto, levam em consideração a segmentação geográfica. Sendo assim, o foco é direcionado para atrair pessoas de locais próximos.

Mas você pode se perguntar: “nos planejamentos de campanhas de publicidade e propaganda e marketing digital já não são consideradas a localização do público-alvo?” A resposta é: “sim!”. Durante a elaboração de planejamento de campanhas, é feita a criação de uma persona (modelo fictício de cliente). Nesta etapa são descritas as características do perfil ideal de consumidor, inclusive a região.

Mas existem alguns fatores que, neste último caso, diferenciam o marketing local. O planejamento de marketing para negócios regionais tem o intuito de concentrar ações que alcancem as pessoas próximas de onde seu negócio está. Portanto, a ideia não é apenas usar essa informação, mas reunir estratégias com a finalidade específica: atrair o público específico da região.

Como a Publicidade e o Marketing Digital Impulsionam os Negócios Locais?

A publicidade, a propaganda e o marketing digital são capazes de impulsionar os negócios locais de várias maneiras. Ao tratar do marketing digital, por exemplo, profissionais de agência de publicidade podem recorrer a estratégias de SEO (do inglês Search Engine Optimization) para promover a empresa na internet. Para quem não sabe, SEO remete a um conjunto de ações que visam otimizar o site para melhorar o posicionamento em buscadores.

Vale ressaltar que a estratégia aplicada será adotada de acordo com as necessidades da organização, SEO pode ou não ser uma delas. Outro exemplo capaz de impulsionar os negócios locais diz respeito ao Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que permite uma empresa ser encontrada no Google Maps e Pesquisa do Google, a partir da busca do usuário.

Benefícios ao Investir:

Existem diferentes benefícios que a publicidade e propaganda e marketing digital podem trazer para os comércios regionais, a citar:

  • Ações que destacam a empresa para audiência segmentada;
  • Tornar sua marca/empresa conhecida para o público local;
  • Conquistar autoridade da marca na internet;
  • Mensagem para um público segmentado;
  • Maior chance de aumentar os resultados de vendas.

É importante dizer, no entanto, que para alcançar resultados satisfatórios, o empreendedor precisa investir em profissionais capacitados. Agências de publicidade são compostas por especialistas capazes de realizar um planejamento de acordo com as necessidades da organização. Além da vantagem de contar com a mão de obra de quem entende, há também o custo-benefício.