Com a chegada da internet, toda estratégia de marketing, divulgação e vendas das empresas, sejam de quais segmentos forem, precisaram passar por uma atualização. Uma vez que a presença das pessoas está cada vez mais online e as empresas precisam estar sempre ligadas nas novidades para atrair os potenciais clientes.

Devido ao fato das pessoas estarem o tempo todo conectadas à internet, acessando suas redes sociais, as empresas precisaram enxergar meios de divulgação e venda dos seus produtos, através das redes sociais. E isso tem funcionado! Pesquisas apontam que as vendas através do Instagram chegaram a 70% entre os anos de 2017 e 2018, através do perfil comercial das empresas.

Ao longo do artigo, mostraremos algumas ações de marketing digital nas redes sociais que geram comprovadas oportunidades na conversão de clientes, como por exemplo links patrocinados. Acompanhe!

 

 

O início de tudo

Muitas pessoas pensam que vender pelas redes sociais, construir autoridade e fidelizar clientes é algo simples e rápido, devido ao fato das pessoas estarem tão conectadas.  Mas não é tão fácil assim! É necessário saber construir toda sua estratégia de marketing, conhecendo seu produto, seu objetivo e sua missão, antes de qualquer coisa.

A partir do momento que você sabe o que  tem para oferecer, é hora de pensar em conhecer o público-alvo que você pretende atingir com aquele determinado serviço ou produto.

Se você sabe o gênero, a idade e os hábitos gerais do seu público, por exemplo, fica mais fácil entender o que eles gostam de consumir nas redes sociais, o que vai lhe auxiliar a atrair  seu público através de uma estratégia de marketing digital nas redes sociais bem segmentada.

Essa etapa de planejamento e reconhecimento do seu território é a parte mais importante de todas as estratégias de marketing digital nas redes sociais que possam ser criadas, evitando esforços desnecessários que não geram retorno esperado para sua empresa.

 

 

Colocando em prática

Após o planejamento é hora da ação. Certamente, o momento em que você vai  escolher, sobretudo, em qual rede social atuar. Como dissemos acima, o Instagram tem se superado em geração de leads qualificados. Então, a partir de agora daremos algumas dicas de gerenciamento da rede social para transformá-la em oportunidade de visibilidade e vendas para a sua marca.

 

 

1 – Peridiocidade das postagens

Nunca se esqueça de que não adianta apenas criar um perfil comercial dentro do Instagram, de forma aleatória. Seus seguidores/prospects/clientes, querem e precisam de conteúdos atualizados com as novidades do seu nicho e do seu produto. Por isso, procure sempre  estar antenado. Isso não significa que você precisa postar todos os dias. Uma ou duas postagens, por semana, podem ser suficientes, mas tudo isso irá depender da sua estratégia de marketing digital nas redes sociais. Estar atento ao seu horário de maior audiência também é um ponto essencial a ser notado durante a montagem do planejamento.

 

2 – Faça stories

Apareça!  Pessoas gostam de ver pessoas e bastidores. Sempre que possível, apareça nos stories mostrando a pessoa que está  por trás da marca e o dia a dia da empresa. Seja na confecção do seu produto ou na forma como você executa o serviço. Isso ajuda muito no fortalecimento da marca e engajamento do público. Viu só como marketing digital nas redes sociais envolve muito mais detalhes do que você imaginava?

 

3  – Tenha um feed harmônico

Outra coisa bem interessante é ter um feed organizado e que, de alguma forma,  conte histórias. Procure investir em posts padronizados e visualmente agradáveis. Além claro, de um bom conteúdo. Você precisará considerar esse ponto durante a montagem do planejamento, dessa forma, terá uma estratégia de marketing digital nas redes sociais bem alinhada, nos mínimos detalhes.

 

4 – Interaja com seu público e o agrade

Esteja atento aos novos seguidores e comentários. Responda, tire dúvidas e agradeça aos elogios sempre que possível. É interessante também pensar na realização de sorteios. É uma ótima forma de presentear seus seguidores e fazer com que mais pessoas te conheçam e interajam com a sua marca.

 

5 – Use hashtags de forma correta

Todo mundo acha que quanto mais hashtags melhor. Mas encher seus posts de hashtag mostra um certo desespero por engajamento e falta de conhecimento na eficácia do marketing digital nas redes sociais. O ideal é investir em hashtags do seu nicho, região e hashtags próprias, relacionando sempre com o tema do post também. Além das hashtags, os emojis também tendem a influenciar no engajamento. Se todas essas informações parecem muito complicadas de serem administradas por você, considere o auxílio de uma agência de publicidade e propaganda experiente no assunto.

 

6 – Monitoramento e métricas

Feito tudo, é preciso checar os resultados. Monitore seus posts de maior audiência e resultados para que possa ir gerando conteúdos inspirados nos que deram certo. Atualmente, existem muitas ferramentas que auxiliam nesse processo de análise de dados. Porém, nem sempre é fácil para uma pessoa sem conhecimento no marketing digital nas redes sociais, mensurar e saber qual caminho seguir através dos números gerados. Por isso, voltamos a repetir, ter uma agência de publicidade e propaganda pode ser o “braço direito” que a sua empresa está procurando para alavancar o planejamento e resultados!

 

7 – Posts patrocinados

De vez em quando, promova as melhores publicações para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais seguidores. Esperar apenas resultados vindos do orgânico não é uma boa opção. Até porque o comportamento das redes sociais têm mudado constantemente, compreender qual a melhor forma da marca se posicionar em meio a esse cenário é fundamental.

 

 

Conclusão

Deu pra perceber que o marketing digital nas redes sociais é um trabalho extenso, não é verdade? Mas ele não é impossível para a sua empresa! Sobretudo, porque existem agências de publicidade e propaganda com profissionais qualificados e aptos para realizar um planejamento de qualidade para a sua marca se posicionar corretamente no digital e no mercado. Pense nisso e invista com foco na comunicação da sua empresa!