É muito comum que vejamos propagandas e folders de escolas sendo divulgados apenas em períodos de matrícula escolar, no início de cada semestre do ano letivo. Com o intuito de divulgar que chegou a hora de voltar das férias e assim captar novos clientes a cada ano, as escolas passam a buscar alternativas. Entretanto, o marketing para escolas é tão importante quanto em outro empreendimento.

Pode-se dizer, sem medo de errar, que isso acontece porque coordenadores de escolas possuem uma formação voltada quase que unicamente para a educação e não para o empreendedorismo. O que por sua vez é muito normal, já que geralmente coordenadores se preocupam em manter a qualidade do ensino e acabam esquecendo do marketing.

Contudo, proprietários, diretores e coordenadores de escolas devem saber que as escolas são como qualquer outro negócio que visa o lucro e expansão crescente. Portanto, necessitam de ações de marketing para escolas além do período da matrícula escolar. Veja agora algumas ações de marketing que podem ser feitas o ano todo!

 

Por que o Marketing para Escolas é tão importante?

Como dissemos acima, escolas são como qualquer negócio e precisam de lucro para se manterem funcionando. Na era digital, tornou-se indispensável que todo empreendimento conheça e implante o marketing digital na sua rotina. E nas escolas não é diferente, uma vez que os alunos não são apenas alunos, mas também clientes, sendo preciso saber captá-los.

Muita gente ainda pensa ser complicado inserir o marketing digital em escolas. Mas com alguns passos é possível ir além do período de matrícula escolar e bombar com diferenciais, saindo na frente dos concorrentes. E dessa maneira conquistar cada vez mais alunos!

 

Como implementar o marketing além da matrícula escolar?

Sabe-se que essa não é uma tarefa fácil. Afinal, educadores se preocupam com a qualidade do ensino oferecido, além da infraestrutura, entre outros, e acabam por deixar de lado as ações de marketing. Em virtude disso, separamos algumas dicas de como inserir o marketing digital nas escolas. Veja abaixo a lista que preparamos:

 

1.   Conheça seu público alvo:

Suponhamos que o foco da sua escola seja o ensino médio e preparatório para vestibular. Sabemos que, geralmente, quem vai frequentar sua escola são os jovens que acabaram de sair do ensino médio e estão loucos para entrar na universidade. Logo, você deve apostar em uma linguagem jovial e métodos de ensino inovadores para atrair este tipo de público. Conhecer o seu público é fundamental para desenvolver não só a linguagem, mas toda a estratégia de marketing para escolas que você vai adotar na campanha de matricula escolar e durante todo o ano letivo.

 

2.   Use e abuse das tecnologias a seu favor:

Este é um complemento do tópico anterior, pois os jovens de hoje em dia vivem quase que 24 horas por dia conectados e, se a sua escola for antenada neste ponto, você precisará criar tanto propagandas quanto métodos de ensino interativos. Para isso, você pode investir, por exemplo, em jogos, redes sociais e aplicativos para que os jovens também aprendendam através do que a escola oferece.

 

3.   Divulgue-se:

Isso quer dizer que você deve encontrar meios de fazer com que todos saibam dos seus diferenciais, investindo em meios de comunicação e ferramentas digitais focadas em marketing para escolas. Juntamente com essa comunicação é recomendável que você divulgue suas conquistas. Isso é um ponto forte e que atrai muitos pais a escolherem matricular o seu filho em uma determinada escola. Suponhamos que alunos da sua escola tenham chegado a final da Olímpiada Brasileira de Matemática. Este já é um diferencial para mostrar ao mercado, da mesma forma que divulgar estudantes que foram aprovados em vestibular também chama a atenção dos pais.

Quantos outdoors você já viu na rua, mostrando alunos que foram aprovados em 1º lugar em uma das melhores universidades da cidade e/ou estado? Será que um pai ou mãe não se sentiria interessado em conhecer mais dessa escola? Detalhes como esses fazem toda a diferença no momento de construir a melhor estratégia para campanha de matrícula escolar.

 

4. Avalie seus resultados:

Após todas as outras etapas é hora de avaliar o que trouxe resultados, expressivos ou não, dentre todas as estratégias escolhidas. Dessa forma, a administração terá uma visão mais ampla do que pode ser aprimorado ou do que pode ser transformado. De certo, você verá com maior facilidade como alcançar os melhores resultados, por meio da análise de métricas e ganhos obtidos.

Deu para perceber como o marketing das escolas pode ir além do período da matrícula escolar? O marketing digital para escolas, sem dúvidas, é questão de sobrevivência de mercado! Neste sentido, ficará bem mais fácil se destacar da concorrência, atrair clientes e crescer, além do esperado, em menos tempo. Compartilhe o artigo com escolas que você conhece e ajude-as a entrar na era digital!