Investimentos em mídia digital são usados por muitas empresas que pretendem alcançar resultados positivos nos negócios. Saiba mais sobre o conceito e os tipos!

Sabe investir em mídia digital? Há muitas plataformas e maneiras de investimento nesse recurso, no entanto, saber se posicionar corretamente é a grande questão. Sites, blogs e redes sociais (como: Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok) e entre outros meios, oferecem ainda mais chances de gerar visibilidade e ficar próximo dos potenciais consumidores (chamados de leads). No entanto, além de garantir excelentes dados de alcance, as mídias também são espaços para aquecer os negócios.

Por meio de espaços da mídia digital, é possível conquistar maior fortalecimento de marca, mais vendas e até mesmo conquistar maior proximidade com o público. Diante de um cenário cada vez mais tecnológico e digital, não estar nesses espaços pode significar não existir para uma grande camada do público-alvo. Entenda mais do conceito, tipos e vantagens da mídia digital.

 

O que quer dizer mídia digital?

Para quem ainda não sabe, a mídia digital diz respeito aos conteúdos ou veículos de comunicação que tem como essência o meio digital. Diferente da mídia offline, conhecida também como mídia analógica, a digital tem como base a internet como recurso de distribuição/divulgação. Entre as vantagens desse meio, comparada a analógica, está o fato de ter melhor custo-benefício e maior possibilidade de segmentação do público que pretende-se alcançar. Você sabe quais são os tipos de mídias digitais? Existem a paga, a ganha e a própria.

A mídia paga remete ao fato de você investir determinado valor para alcançar um objetivo, como por exemplo: aumentar o número de vendas e/ou fortalecer a marca. Por outro lado, a mídia ganha ou espontânea é aquela em que o empresário não paga nada para que a publicidade seja exibida. Ela pode ser identificada, por exemplo, em menções de seguidores nas redes sociais. Já a mídia própria, como o nome sugere, trata-se daquela em que a empresa é capaz de assumir o próprio controle. São exemplos: site e blog.

 

Mídia Digital | Meios que você pode investir para o seu negócio

 

Criação de sites

Considerado como a vitrine on-line da empresa, o site é ideal para quem pretende apresentar conteúdos em diferentes formatos. Investir em criação de site bem elaborado e de fácil navegação, permite que a experiência do usuário seja positiva. Vale lembrar que ter um site não é garantia de alta visibilidade e geração maior de leads. Para alcançar esses objetivos, diferentes estratégias podem ser usadas como:

  • Produção de conteúdo relevante: conteúdo explicativo que ensina ou tira a dúvida do público-alvo;
  • Estratégias de SEO: otimização aplicada para obter geração de tráfego e melhor alcance em páginas de busca.

 

Campanhas patrocinadas

Já ouviu falar de campanhas patrocinadas? Tratam-se de estratégias de anúncios para atrair o público aquecido, reconquistar leads e promover cada vez mais o engajamento. Existem diversos formatos como: link patrocinado, campanhas de display e remarketing. Por meio do site, é possível utilizar esse recurso capaz de promover bons retornos à empresa. Você já pensou em investir em algum deles?

 

Redes Sociais

“Não sabe? Pesquisa no Google“. Quem já não ouviu esta ou frases similares ou até mesmo adotou essa iniciativa quando precisou de mais informações sobre um determinado serviço e/ou produto? Em geral, a primeira ação de pesquisa de um lead é recorrer ao Google. Contudo, não há como ignorar as redes sociais. Pois, tratam-se de meios rápidos para que os potenciais consumidores encontrem o que precisam.

Notícias do serviço e/ou produto como promoções e ofertas, dicas e tutoriais, além de outras informações, podem ser estratégias usadas nas redes sociais para atrair leads. Uma das vantagens desses canais é que permitem até mesmo a criação de uma loja virtual que direciona o cliente para o link direto de compra. Diante disso, estar presente nessas mídias digitais é ser visto e ampliar as chances de fortalecimento de marca.

Por meio de um planejamento consistente de ação de marketing para mídias digitais, as empresas serão mais assertivas no contato com o público-alvo, além de diminuir erros e gastos em campanhas sem critérios. Contar com uma estratégia alinhada com o objetivo do seu negócio e profissionais qualificados para colocar em ação, é o que vai determinar resultados positivos do investimento empregado. E você, já tem investimento em mídia digital para o seu negócio?