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Conhecido por ser um processo que ajuda os clientes em potencial a encontrar sua empresa, o inbound marketing, em geral, ocorre antes que o cliente esteja pronto para comprar. A ideia do inbound marketing, na verdade, é fazer com que o possível consumidor faça contato mais cedo com a sua marca a fim de transformá-la em sua preferência no setor.

Ainda não entendeu o conceito de inbound marketing? Sem problemas, estamos aqui para mostrá-lo um dos modelos mais importantes do marketing na Era Digital! 

 

 

O que é Inbound Marketing? 

 

É o método de marketing digital usado por uma empresa com o objetivo de atrair a atenção de consumidores em potencial, ao compartilhar conteúdos voltados para os interesses desse público-alvo, criando, assim, uma forte relação entre ambas as partes. Por ter uma comunicação mais aberta que o outbound, o cliente passa a engajar nas discussões e, dessa forma, fortalece ainda mais o relacionamento com a empresa. Com os feedbacks dos consumidores em um contínuo, sem interrupções da organização, o engajamento só faz crescer!  

Em síntese, o inbound marketing é uma estratégia para todos que desejam construir relacionamentos mais profundos e engajados com seus clientes. Mas é preciso ficar atento: antes de desenvolver uma estratégia de inbound marketing, é importante reconhecer que ele exige que você escreva e atualize com frequência uma biblioteca viva de conteúdo informativo atrativo. Ou seja, você deve ter a capacidade de dedicar tempo e recurso para apoiar seu conteúdo de inbound marketing e torná-lo o mais útil possível para seu público. 

O inbound marketing é bastante barato, por isso é especialmente ótimo para pequenas empresas e, como cria uma biblioteca viva de conteúdo de marca, tem um ótimo ROI (Retorno sobre Investimento). Assim, as pequenas empresas com orçamentos reduzidos podem usar isso a seu favor. Com um pouco de esforço, essas marcas menores podem causar um grande impacto com conteúdos que respondem perguntas e resolvem problemas do seu público-alvo. 

 

O que é necessário para uma boa atuação de Inbound Marketing? 

 

A palavra é persuasão! 

O marketing de atração, como também é conhecido, é sustentado pelo argumento baseado em informações sólidas que se constrói ao longo do tempo. Lembre-se que nada é da noite para o dia! Por meio desse processo, o potencial cliente vai receber exatamente o conteúdo que espera, e, com isso, vai se convencendo ou não de continuar a sua busca. O que deixa o marketing de atração tão imponente quanto um ímã é o seu processo de operação. 

Seguindo os métodos do inbound marketing, é possível deixar sua marca cada vez mais atraente para os clientes porque não dá a impressão de que você está empurrando seu produto/serviço a eles. Muito pelo contrário: o conteúdo fornecido pelo inbound marketing é educativo e divertido. A estratégia de inbound marketing pode retornar resultados melhores se compararmos como marketing tradicional. Isso ocorre porque diferente desses métodos tradicionais, o inbound traz informações de entrada que dão às pessoas um convite aberto para se envolver, se quiserem.

Quando os consumidores encontram sua empresa dessa forma, ela se torna uma influência mais forte em suas futuras decisões de marketing. Sabe qual é amelhor parte? O inbound marketing consiste em leads totalmente orgânicos, portanto, o que está na reta é a sua criatividade, não seu orçamento.

Bem, como já sabemos, todo método exige uma organização. Bem, com o Inbound Marketing não seria diferente. Não esquenta! Normalmente todo esse processo é feito pela internet, seja por meio de blogs, campanhas por e-mail, e, claro, postagens nas redes sociais. Só não confunda o inbound marketing com o marketing de conteúdo.

Mas tenha calma, não é difícil de entender. Ele apenas se divide em quatro principais etapas:

Atração: alcançar o tráfego qualificado para seus canais digitais; ou seja, faça com que as pessoas deixem de ser meras estranhas, e as transforme em visitantes regulares;

Conversão: nessa etapa, abre-se a oportunidade de quem era apenas um visitante regular se tornar um lead, alguém que vai possivelmente consumir seu produto/serviço;

Venda: é preciso continuar com os conteúdos para prender a atenção dos leads, fechar a venda com quem continuar interessado, tornando-o em um cliente;

Encantamento: não se engane, a venda não é a última etapa. Na verdade, sua jornada vai passar a ficar mais interessante agora. Como a palavra já sugere, você precisa encontrar uma forma positiva de apresentar sua marca, porque só assim o cliente se tornará fiel a você e a sua empresa. Mas não só isso, ele também passará a ser um divulgador da marca para seus amigos e familiares. Por isso, deixe-o encantado! 

 

Por que usar o Inbound Marketing? 

 

As pessoas que você quer transformar em seus clientes estão internet afora agora com diversas questões. Como podem melhorar seus negócios? Qual marca é melhor para consumir? Em algum momento, elas começarão a procurar por respostas, é aí que seu conteúdo de inbound marketing entra exatamente como um recurso que elas precisam. 

Só por isso, você já deveria considerar o uso do inbound marketing. Seja você dono de uma pequena ou grande empresa, o inbound marketing ajuda a construir uma boa conexão entre seu público-alvo e você. É, de fato, a maneira mais natural para as pessoas encontrarem sua marca no meio de tantas outras. O inbound marketing pode servir para complementar sua estratégia de marketing e se integra perfeitamente à automação de marketing.  

Viu como não é difícil?  

Existem diferentes técnicas de inbound marketing. Então comece considerando e entendendo seu público-alvo e o que eles querem de sua marca. Depois de estabelecer isso por meio de dados e pesquisas, você pode passar a descobrir como engajar e construir relacionamentos com os clientes em potencial por meio do inbound marketing.

É certo que as mudanças digitais das últimas décadas influenciaram na forma como lidamos com o marketing hoje, mas também nos trouxe um método sutil que atrai mais fácil o consumidor, se compararmos com as estratégias tradicionais. 

Então não pense em ficar de fora!