Falando sobre agência de publicidade e propaganda, você sabe o que quer dizer agência ATL, BTL e Agência Digital? Simplificamos esse conteúdo para você!

No Brasil a área de publicidade e propaganda traz consigo algumas peculiaridades, muitas delas relacionadas a siglas e termos específicos. Normalmente, quem é de fora fica “perdido” em meio a um mar de expressões em inglês, por outro, os profissionais e estudantes costumam tirar de letra em uma discussão. O fato é que, para o cliente, todos esses termos podem causar uma série de confusão e a dúvida principal gira em torno de: “a qual dessas agências de publicidade e propaganda devo recorrer para a minha empresa?”.

É nessas horas que a maioria recorre ao Google na tentativa de decifrar os códigos publicitários. O único problema é que, no meio de tantas informações, é bem possível que ao invés de explicado, fique tudo ainda mais confuso. Por isso, resolvemos simplificar neste conteúdo o que uma agência de publicidade e propaganda quer dizer quando usa as siglas ATL, BTL e o tão famoso Digital para se referir a sua especialidade. Na realidade, as duas primeiras siglas são o resultado de expressões em inglês: ATL (Above the Line) e BTL (Below the Line).

Vamos decifrá-las logo abaixo?

Agência ATL x BTL x Digital:

 

Agência ATL:

“Above the line”, em português, “Acima da linha”. Você provavelmente sabe muito mais sobre essa publicidade do que imagina! A expressão é direcionada a toda a publicidade promovida para a grande massa, ou seja, aquelas convencionais que se apresentam em comerciais, e que tendem a atingir diferentes faixas etárias. Claro que a publicidade ATL não é restrita apenas a comerciais de TV, mas ela se caracteriza por utilizar as mídias mais tradicionais e de maior alcance. Aqui a ideia é falar com todo mundo, ou seja, todos acima da linha. Grandes marcas costumam utilizar esse formato publicitário, justamente, por precisarem agradar a diferentes públicos em uma mesma ação. O X da questão na publicidade ATL é que, “falar com todo mundo”, além de ser amplo demais, pode causar dificuldades na mensuração de resultados, assim como acabar não atingindo ninguém. Por esse motivo, ao escolher uma agência de publicidade e propaganda no formato ATL, tenha a certeza de que o seu segmento tem como objetivo atingir diferentes nichos e público.


Agência BTL:

“Below the Line”, em português, “Abaixo da linha”. A publicidade BTL é totalmente oposta a ATL , aqui se sabe exatamente com quem falar e limita-se a ações mais específicas e longe das mídias convencionais. Trabalhar com agência BTL é escolher exatamente a idade, sexo e costumes do público que se deseja atingir através de determinada publicidade. Por isso, publicidades no formato BTL tendem a atingir com mais exatidão o público e trazer retornos de mensuração de resultados mais próximos do real. Uma ação BTL pode ser desde a entrega de um brinde a mulheres na saída de uma faculdade no bairro X, a ação de panfletagem em um prédio empresarial com público majoritariamente de médicos. Percebe o quão segmentada é a publicidade BTL? Então, na hora de escolher uma agência de publicidade e propaganda que trabalhe no formato BTL, saiba que trabalhará com ações pontuais e específicas.

Agência Digital:


Diferente das já citadas anteriormente, a expressão Agência Digital já se tornou bem usual e mais popular. A necessidade de expandir a comunicação, além dos modelos tradicionais de publicidade, veio para corresponder a um público que mudou a sua forma de pesquisar, comprar e até mesmo conhecer uma marca. Ações como outdoor, panfletos e afins, tão usuais, passaram a não dar mais conta sozinhas. Uma agência digital é toda aquela que tem como foco desenvolver estratégias, dentro das possibilidades do universo online/digital, com o intuito de alcançar o público correspondente a sua empresa. Uma agência digital tem como foco serviços que envolvem: criação de site, SEO (Search Engine Optimization), Google Analytics, Google Adwords, marketing de conteúdo, entre outros. Ter uma agência digital é uma excelente escolha se a sua empresa pensa em expandir os horizontes e ganhar força no mercado. Pensar além do off-line é indispensável no mundo conectado em que vivemos.

Agência atl, btl ou digital

Como escolher a melhor para a minha empresa?

Então agora você chega ao fim desse conteúdo e a sua cabeça está “fervendo” em dúvidas. Afinal, todas as três opções de agências de publicidade e propaganda, citadas aqui, parecem incríveis para a sua empresa. Mas calma, é preciso que todas elas sejam analisadas minuciosamente. Pense sobre qual é a necessidade imediata da sua empresa, pense no público que a sua marca atrai e também na verba que você teria destinada para investir em propaganda para alcança-lo. Ao responder a essas questões, você já terá um pequeno norte sobre o que precisa. Depois, você pode conversar com essas agências e ver qual proposta delas se encaixa mais na sua realidade.

Mas cuidado aqui! Você pode encontrar pessoas não tão profissionais no caminho e que poderão querer vender um formato de publicidade a qualquer custo. Por esse motivo, o melhor a fazer é saber bem o que você quer, não adianta ir atrás de uma agência ATL, pensar em propaganda para rádio, quando o público do seu produto é formato por jovens que estão o tempo inteiro conectado as redes sociais. Saiba quem a sua empresa é, o que ela tem a oferecer ao mercado, o que o público pode esperar dela e então invista no que pode corresponder a todas essas expectativas!