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Agência ATL, BTL e digital: o que são?

Antes de surgir o marketing digital, já havia uma publicidade que se destacava bastante e permanece sendo muito eficiente nos dias atuais. A agência ATL (também conhecida como mídia offline ou tradicional) veicula suas propagandas através do rádio, da televisão, jornal, entre outros meios. A seguir, conheça as diferenças entre a agência ATL, BTL e digital.

A cada dia que passa, novidades vem surgindo no mundo do marketing. Novos termos e siglas em inglês acabam dando um pouco de trabalho, principalmente, para quem não participa desse meio. Entre eles, está a agência ATL, BTL e digital. Mesmo que um empresário tire isso de letra, o fato é que, para o cliente, todos esses termos podem causar uma série de confusão que o impede de saber qual é o melhor serviço para a sua empresa.

É nessas horas que a maioria recorre ao “oráculo” Google. O único problema é que, no meio de tantas informações, é bem possível que ao invés de ser explicado, fique tudo ainda mais confuso.

Por isso, resolvemos simplificar neste conteúdo o que uma agência de publicidade e propaganda quer dizer quando usa as siglas ATL e BTL ou a palavra digital para se referir a sua especialidade. Quer saber o que significa? Confira!

 

Agência ATL

A sigla ATL (Above the line) tem origem do inglês e significa “Acima da linha”. Essa expressão é direcionada a toda publicidade promovida para a grande massa (todas as pessoas), ou seja, aquelas convencionais que se apresentam em comerciais de TV, outdoors, busdoors e panfletagem, e que tendem a atingir diferentes faixas etárias, sem ter um público específico para atingir.

Apesar de não se limitar à TV, os comerciais de televisão são a marca registrada da mídia ATL. Afinal, ela se caracteriza por utilizar as mídias mais tradicionais e de maior alcance. Aqui a ideia é falar com todos acima da linha, ou seja, além do horizonte, sem nenhuma distinção.

Grandes marcas costumam utilizar esse formato publicitário, justamente, por precisarem agradar a diferentes públicos em uma mesma ação. O X da questão na publicidade ATL é que falar com todo mundo, além de ser amplo demais, pode causar dificuldades na mensuração de resultados, assim como não atingir ninguém.

Por esse motivo, ao escolher uma agência de publicidade e propaganda no formato ATL, tenha a certeza de que a sua empresa e seu produto tem o objetivo de atingir diferentes nichos e públicos!

 

Agência BTL

As iniciais BTL (Below the Line) significam “Abaixo da linha”, em português. A publicidade BTL se difere da ATL. Porque com a BTL você sabe exatamente com quem falar, o que te faz limitar as ações mais específicas, longe das mídias convencionais. O público-alvo é definido, e sua marca é direcionada para ele.

Trabalhar com uma agência BTL exige escolher a idade, sexo e hábitos do público que se deseja atingir através de uma publicidade. Em outras palavras, ele é segmentado. Por isso, publicidades no formato BTL tendem a atingir com mais exatidão o público e trazer resultados reais.

Uma ação BTL pode se caracterizar desde a entrega de um brinde a mulheres na saída de uma faculdade no bairro X, até uma ação de panfletagem em um prédio empresarial com um público composto por médicos. Percebe como é específica a publicidade BTL?

Então, na hora de escolher uma agência de publicidade e propaganda que trabalhe no formato BTL, saiba que trabalhará com ações pontuais e personalizadas.

 

Agência digital

Diferente das agências já citadas, a agência digital se tornou bem usual e mais popular. A necessidade de expandir a comunicação, além dos modelos tradicionais de publicidade, veio para corresponder a um público que mudou a sua forma de pesquisar, comprar e até mesmo conhecer uma marca.  Este é o público do século XXI.

Claro que em um mundo cada vez tecnológico, as ações tradicionais como outdoor, panfletos e afins, tão usuais, passaram a não dar mais conta sozinhas. E, a partir disso, surge o marketing digital.

Uma agência digital tem como foco desenvolver estratégias, dentro das possibilidades do universo on-line/digital, com o intuito de alcançar o público correspondente à sua empresa. Uma agência de marketing digital oferece serviços que envolvem: criação de sites, SEO (Search Engine Optimization), Google Analytics, Google Adwords, marketing de conteúdo, anúncios e patrocinados, entre outros formatos de divulgação.

Ter uma agência digital é uma excelente escolha, caso a sua empresa pense em expandir os horizontes e ganhar força no mercado. Pensar além do off-line é indispensável no mundo conectado em que vivemos.

A Factor Comunicação, por exemplo, utiliza os três formatos (ATL, BTL e Digital), para que a sua empresa tenha o melhor alcance, atraindo os consumidores para a sua empresa.

 

Como escolher a agência certa para a minha empresa?

As três opções de agência de publicidade e propaganda, citadas aqui, podem ser incríveis para a sua empresa. Porém, é claro que todas elas precisam ser analisadas minuciosamente, de acordo com o seu negócio.

Reflita sobre qual é a necessidade imediata da sua empresa, pense no público que a sua marca atrai e na verba que você teria destinada para investir em propaganda para alcançá-lo. Ao responder a essas questões, você já terá um objetivo traçado. Depois, você pode conversar com a agência e decidir qual a proposta que se encaixa melhor na sua realidade.

Tenha cuidado! Você pode encontrar pessoas não tão profissionais no caminho e que poderão querer vender um formato de publicidade a qualquer custo. Por essa razão, o melhor a fazer é saber, de verdade, o que você quer. Não adianta ir atrás de uma agência ATL, pensar em propaganda para rádio, quando o público do seu produto é formado por jovens que estão o tempo inteiro conectado as redes sociais, no Instagram ou no TikTok.

Conheça a sua empresa, o que ela tem a oferecer ao mercado, o que o público pode esperar dela, e após isso, invista no que pode corresponder a todas essas expectativas!