Sua empresa precisa de uma nova estratégia de marketing que atinja o seu público de forma eficiente? Se você é gestor ou administrador, talvez esse seja o melhor momento de conhecer a publicidade BTL e as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio.
Muitas empresas estão acostumadas com uma comunicação mais massiva. Porém, ao considerar outras estratégias de divulgação, a marca pode alcançar resultados positivos e se destacar da concorrência. Portanto, se você ainda não sabe o que é a Below The Line e como ela pode te ajudar a conquistar os seus objetivos, conheça agora mesmo.

 

O que é BTL?

A publicidade Below The Line, ou BTL, é um termo que se relaciona com estratégias de marketing não massivas. Elas são direcionadas a públicos ou segmentos específicos e utilizam a criatividade como forma de alcançar metas, que pode ser a conversão, por exemplo.
Além disso, são utilizadas também técnicas diferenciadas como senso de oportunidade e surpresa, através de canais inovadores que têm como propósito transmitir mensagens. Conheça um pouco mais sobre essa sigla nos próximos tópicos.

 

Principais características da BTL

Essa estratégia de marketing possui diversas singularidades. No entanto, acredita-se que a principal delas é a utilização de canais diretos de comunicação, eventos sociais e até mesmo telemarketing. Ou seja, ela foge de todo o padrão de divulgação por meio de canais massivos. Conheça outras características

  • Segmentação

Você deseja veicular seus produtos e serviços apenas para um público específico? Se você sabe quem é a sua audiência, nada mais inteligente que reduzir custos e dirigir sua mensagem apenas para esse perfil de usuário, não é mesmo?
Por isso, a publicidade BTL permite segmentar interesses e hábitos de consumo de pessoas que são interessadas pela marca. Através dessa estratégia de marketing, a empresa saberá com certeza que o conteúdo chegou nas pessoas certas.

  • Duração específica

Se você tem um objetivo a alcançar em determinado espaço de tempo, poderá usar a publicidade Below The Time. Isso porque ela possui data para iniciar e para terminar, tornando a sua estratégia mais assertiva.
Caso a experiência seja positiva, a empresa poderá repetir a ação. Caso não seja, ela poderá rever os erros e fazer modificações para que dessa vez os resultados sejam alcançados.

  • Criatividade

Que tal inserir algumas doses de interatividade, inovação e criatividade ao seu conteúdo? Como já mencionamos anteriormente, essa é uma das principais características da publicidade BTL.
Através da originalidade, a empresa poderá se conectar com o seu cliente e aproveitar a estratégia ao limite. Além disso, poderá desenvolver outras ações inovadoras para que o público perceba o potencial da empresa.

  • Controle fácil

Através das ferramentas utilizadas para a gestão de mídias sociais, é possível monitorar mais de perto as ações desenvolvidas. Por esse motivo, é muito importante que ela contrate uma empresa de publicidade especializada, que entende de planejamento e veiculação de ações para a internet.
Aliás, através dos anúncios e estratégias de promoção, é possível além de direcionar o conteúdo para o público certo, controlar a verba investida. Ou seja, o profissional responsável por cuidar dessa parte do seu negócio será responsável por direcionar esses recursos.

  • ROI

E por falar em recursos, a publicidade Below The Line pode ser medida em dados quantitativos. A partir deles, é possível saber qual o retorno sobre os investimentos e ter um controle do que foi investido.

  • Estratégias bem desenvolvidas

Um dos pontos fortes desse tipo de estratégia é que as ações têm como base um planejamento prévio. Tudo vai depender do que a empresa deseja, dos objetivos e do público que ela deseja atrair.
Por esse motivo, é muito complicado dizer que uma estratégia utilizada por uma empresa funcionaria para outra. Cada uma possui peculiaridades e especificidades que vão orientar as ações. Mas, sem dúvidas, a publicidade BTL traz muitos benefícios às marcas.

 

Principais vantagens

A publicidade BTL traz muitas vantagens para a empresa que a utiliza, como flexibilidade, facilidade em medir resultados e sobretudo a economia de dinheiro. Por isso entenda cada um desses benefícios:

  • Economia

Toda empresa gostaria de reduzir seus custos com estratégias de marketing e ter retornos positivos. Por isso, a publicidade Below The Line segue sendo muito mais barata do que as convencionais, produzidas por grandes mídias.

  • Flexibilidade

Essa é uma das principais vantagens para as empresas que desenvolvem a publicidade Below The Line. Sendo assim, ela pode ser utilizada em dois formatos: no digital e no mais tradicional. Ou seja, sua empresa poderá introduzir tanto práticas de marketing digital, quanto estratégias promocionais.

  • Quantificação

Toda estratégia de marketing deve considerar a mensuração dos resultados para saber se deve dar continuidade ou promover alguma mudança. Por isso, o BTL tem como vantagem a possibilidade de identificar erros e verificar as etapas, de forma que elas estejam no planejado.

 

Como implementar uma publicidade BTL?

Se você chegou até aqui, é porque já sabe como funciona a publicidade Below The Line e tem curiosidade de saber como utilizá-la. Por isso, listamos o passo a passo para desenvolver essa estratégia. Confira:

  • Inicialmente, é fundamental que a empresa saiba qual o seu mercado e o seu público alvo. Isso porque, é através desses dados iniciais que é possível saber para onde será direcionada a estratégia.
  • Em seguida, ela deve ter metas estabelecidas e saber onde quer chegar.
  • Chegamos ao momento de definição de orçamento. É aqui que a empresa, com a equipe de marketing, saberá o budget da campanha.
  • A partir de todos esses elementos mencionados anteriormente, é o momento de fazer o planejamento. Quais táticas serão utilizadas? E em relação aos canais de comunicação, quais as estratégias devem ser utilizadas?
  • Por fim, é o momento de observar as métricas e avaliar se a campanha BTL atingiu as expectativas da empresa.

Se você ficou interessado em implementar o BTL, contrate uma agência de publicidade agora mesmo. Ela será capaz de te ajudar a desenvolver boas estratégias para o seu negócio e assim gerar conversões, o que também significa aumento do lucro.