Um conjunto de fatores colaboram para tornar uma marca valiosa para os consumidores, entre elas está o uso da estratégia de gestão de marca. Saiba mais!

Existem marcas que são defendidas intensamente por clientes. Mas você sabe dizer o motivo que as tornam valiosas para o público? A resposta inclui um conjunto de fatores e entre eles está o branding. Essa estratégia de gestão, quando bem coordenada, é capaz de inspirar percepções positivas antes da experiência de consumo.

Mas o que é branding? Como citado, o branding é uma estratégia de gestão de marca. O trabalho inclui uma série de atividades que visam planejar, constituir, organizar e promover o nome da empresa com a finalidade de torná-la reconhecida e lembrada perante o público. Entenda qual é a importância do branding.

 

Importância do Branding

Para entender a importância do branding imagine que você precisa: fazer um pedido de comida, solicitar serviço de transporte e mandar mensagem para um(a) amigo(a). É possível que de forma espontânea você tenha associados esses serviços a determinadas marcas. Isso, sem dúvidas, não acontece apenas de maneira instintiva, mas existe também a influência da estratégia de gestão de marca.

Ao associar uma marca quando se fala de um produto ou serviço significa que ela está gravada na mente. Agora imagine o significado disso para os negócios quando o público lembra o que a empresa oferece. Essa estratégia é capaz de consolidar a imagem da organização no mercado, ajudar na construção do relacionamento com os consumidores e ainda influenciar na decisão de compra.

Quando a gestão de marca é bem elaborada, é de determinada empresa que as pessoas lembrarão de imediato. O intuito do branding é estabelecer uma relação sólida com o público, além de provocar sensações para que o cliente escolha a organização e não o concorrente. Trata-se de uma ação fundamental para empresas de todos os portes.

 

O que torna uma Marca Valiosa?

O significado de marca às vezes é confundido com logotipo, uma representação visual ou gráfica da empresa. Marca não é apenas isso, mas inclui uma série de experiências adquiridas pelas pessoas ao consumirem produtos ou contratam serviços que a empresa comercializa. Em geral, conexões e sensações criadas pelo público sobre uma marca são concebidas de forma distinta. Por isso, recorrer ao branding é indispensável para estabelecer uma identidade forte e destacável.

 

O que torna uma marca valiosa inclui diferentes atitudes. Entre elas:

 

Atendimento prestado com qualidade

Não adianta ter um produto/serviço incrível, se as experiências que o público tem com a empresa são ruins. Isso, além de fragilizar a imagem da organização, é capaz de levar prejuízos financeiros, pois as pessoas tendem a não voltar quando não são bem recebidas. Faz parte da construção de uma marca prestar atendimento de qualidade sempre quando as pessoas requisitarem a empresa, seja para tirar dúvidas ou solicitar suporte.

 

Resolução de problemas no pós-venda

É um erro acreditar que o relacionamento com o cliente termina quando o serviço é prestado ou o produto é entregue. A verdade é que para alcançar bons resultados, é importante manter a interação no pós-venda. A estratégia de branding, para tornar uma marca valiosa, também inclui dar atenção aos consumidores, seja para resolver problemas e ou para transmitir a ideia de que são lembrados.