O que não pode faltar em um panfleto?

Não é possível saber se o cliente em potencial visitará o site da empresa, mas ao fornecer um panfleto impresso, você pode ter certeza de que eles têm as informações que procuram em suas mãos, prontas para serem lidas. Sem ter que mexer em celulares, sem endereços de sites para digitar, apenas um simples panfleto na mão pronta para ser lido. 

Seu panfleto é uma ferramenta de vendas, ele serve para apresentar seu serviço ou produto, fornecer as informações sobre a sua empresa e uma maneira de entrar em contato com a marca.

O panfleto é uma das formas mais comuns e antigas de divulgação utilizadas por empresas e profissionais que desejam ter visibilidade para um determinado produto ou serviço. Por ser uma ação que, quando bem planejada, tende a atingir os objetivos da empresa que a utiliza, realizar uma ação de panfletagem pode não ser tão simples quanto se imagina. Afinal de contas, não se trata apenas de escolher uma frase e imagem aleatória para simplesmente realizar a ação de entrega.

Não basta apenas fazer com que seus panfletos cheguem às mãos do cliente é preciso que ele cumpra o seu objetivo principal, que é levar a informação direta e clara. Caso contrário, haverá apenas um gasto desnecessário com criação de layout, impressão de material e contratação de uma empresa de panfletagem, o que com certeza você não deseja para a sua empresa. Então, antes de iniciar a sua ação de panfletagem, leve em consideração os seguintes tópicos que listamos abaixo:

 

DEFINIÇÃO

Antes de produzir um panfleto, é importante ter bem definido o que se deseja comunicar para o cliente. É uma promoção? Um serviço novo na empresa? A apresentação de um novo negócio? Pois, a partir desse ponto, será escolhida a linguagem mais adequada para utilizar no panfleto.

 

DESCRIÇÃO CLARA

É importante que o seu panfleto tenha uma descrição clara do produto/serviço ou promoção a que ele se refere. Não podemos deixar dúvidas para o cliente nem criar uma comunicação de duplo sentido, dando margem para interpretações que fogem da realidade de proposta da empresa. Transparência é fundamental para qualquer empresa que deseja fidelizar seu cliente. Crie um panfleto informativo!

 

TÍTULO ATRATIVO

Após definir e descrever o que é importante conter em seu panfleto, é necessário pensar em um título para a peça. Pense o seguinte, a maioria das pessoas recebe um panfleto enquanto está andando na rua ou indo de carro para algum compromisso, qual a probabilidade dessa pessoa dedicar um tempo para ler um panfleto com um texto extenso? Mínima!

Por esse motivo, é importante que o título do seu panfleto seja convidativo, dessa forma, só em ‘‘passar os olhos’’ o cliente já entenderá de qual serviço se trata. Assim, você facilita para o seu cliente e para a sua empresa.

 

INFORMAÇÃO PRINCIPAL

Um bom título precisa ser seguido por informação completa do que está sendo anunciado. Um panfleto tem a obrigação de ser informativo, fazendo com que o cliente entenda e sinta-se interessado pelo que está sendo vendido, seja um produto, serviço ou até mesmo algo mais institucional. A informação principal precisa estar inserida ali, facilitando o caminho para o cliente chegar até você. Ou seja, se você tem uma clínica de estética e está dando um desconto de 30% no serviço de limpeza de pele para os clientes que marcarem até o dia 10 do mês, essa informação precisa estar descrita no panfleto de divulgação.

 

ASSINATURA DE CONTATO

Não adianta ter um material informativo nas mãos do seu cliente e não deixar claro onde ele poderá encontrá-lo. É indispensável que no panfleto que vai ser divulgado por sua empresa, contenha as principais informações de contato, aos qual o cliente poderá recorrer caso precise tirar alguma dúvida ou buscar informações adicionais.

Por isso, apresente sempre o endereço da empresa, telefone, e-mail e redes sociais (caso sua empresa possua) dessa forma, você fornece ao cliente opções para chegar até você. Caso sua empresa possua muitas informações de contato, avalie qual a mais relevante para a ação que vai realizar. Para simplificar, adicione um QR code para o cliente em potencial poder digitalizá-lo com seu smartphone e acessar um site otimizado para celular que facilita a realização do pedido do produto ou do agendamento do serviço que você oferece.

 

FIDELIDADE AO OBJETIVO

Jamais fuja do objetivo principal da sua ação de panfletagem e é fundamental que o conteúdo do seu panfleto seja produzido com esse foco. Ou seja, se sua empresa vende materiais de construção e vai produzir um panfleto, ela precisa representar o seu segmento.

 

LAYOUT

Um ponto crucial para que o panfleto da sua empresa esteja completo é que toda a arte tenha relação tanto com o ramo da sua empresa, quanto à ação que está sendo realizada. Evite amadorismo, é importante que todo o conteúdo gráfico presente no panfleto, seja ordenado da melhor forma, com cores, fonte e imagens que conversem entre si.

Sabemos que chamar a atenção do cliente é importante, mas não é por isso que você vai utilizar todas as cores fortes para compor a arte do seu panfleto. Dessa maneira, ao invés de informativo, ele ficará confuso e visualmente pouco atraente para o seu cliente.

Agora que você já tem os principais pontos que são fundamentais para que um panfleto seja completo e informativo, talvez inicie o seu planejamento de ação de panfletagem e conquiste o público-alvo da sua região!