Quer prospectar novos clientes? Isso é essencial para todas as empresas que buscam aumentar vendas. Entenda o que saber antes de entrar em contato com leads.

A prospecção de novos clientes é fundamental para qualquer negócio. Trata-se de um atividade que envolve as equipes do setor comercial e de marketing da empresa com o intuito de identificar pessoas propensas a consumirem produtos ou serviços oferecidos pela organização. A ideia é estabelecer um relacionamento comercial a fim de convertê-los.

A prospecção vai além de procurar potenciais consumidores e estabelecer o primeiro contato, todo o processo exige planejamento para atingir efeitos produtivos. Entenda o que você precisa saber antes de entrar em contato com um lead e saiba ainda quais são os resultados esperados de uma ação de prospecção bem sucedida.

 

O que saber antes de prospectar novos clientes

 

  • Definir o público-alvo

A prospecção de clientes é uma etapa fundamental e existe planejamento. Portanto, antes de partir para a ação de prospecção é preciso adotar algumas medidas, uma delas é definir o público-alvo. É preciso determinar para quem pretende-se vender, isso vai ajudar a otimizar o tempo e o processo, pois evita entrar em contato com pessoas sem o perfil desejado.

  • Conheça os leads

Antes de falar com o potencial consumidor, outra orientação importante é pesquisar mais sobre os leads. É preciso conhecer seus problemas/interesses e apontar o que você oferece como solução para atender as necessidades. Essa medida também facilita desconsiderar a ideia de entrar em contato, caso perceba que o lead não atende ao perfil de consumidor definido pela empresa.

  • Definir a maneira de como prospectar clientes

Existem diversas maneiras de prospectar clientes, o indicado é selecionar aquela(s) que mais tem a ver com a empresa. Um deles é Inbound Marketing ou Marketing de Atração, uma estratégia de prospecção passiva cujo objetivo é atrair potenciais consumidores que já procuram pelo produto/serviço. Existe também o Outbound Marketing, um modelo tradicional e de prospecção ativa, onde a empresa identifica os leads e passa a entrar em contato.

  • Listar potenciais consumidores

Antes de prospectar novos clientes, é importante ainda montar uma lista de potenciais consumidores para entrar em contato. Isso vai ajudar a estabelecer um planejamento, além de otimizar o trabalho. O ideal é que a lista contenha nomes, telefone, cidade, bem como outros dados úteis que o lead já disponibilizou para a organização.

 

Resultados esperados de uma ação de prospecção bem sucedida

 

  • Conversões de clientes que foram prospectados

Os resultados esperados de uma ação de prospecção bem sucedida é ter conversões de clientes. Para saber se a empresa tem alcançado uma taxa de conversão boa, é essencial compreender a quantidade dos próprios números gerados, pois uma taxa de conversão de 30% pode ser significativa para uma organização e muito abaixo para outra.

  • Quantidade (taxa de conversão)

A taxa de conversão remete a uma métrica usada para compreender o número de potenciais consumidores convertidos e se têm gerado resultados para os negócios. Acompanhar esse indicador é importante porque permite que a empresa entenda qual é o Retorno sobre o Investimento (ROI), além de saber se a estratégia usada deve ser mantida ou requer alterações. O cálculo é feito a partir do número total de visitantes dividido pela quantidade total de conversão, ou seja: Visitantes/Conversão = taxa de conversão.