O Pinterest que foi um ambiente para compartilhar fotos, também serve para ideias. Graças a popularidade e compartilhamentos, se tornou impulsionador de vendas.

Lançado em 2010, o Pinterest se tornou um fenômeno por ser muito mais que um ambiente para compartilhar fotos. É um ambiente para compartilhar ideias. O aplicativo se tornou uma fonte de referência e insights para diversas coisas, como tatuagens, decorações de casa, ideias de presente… um lugar para buscar inspiração. E um lugar marcado por troca de ideias é um lugar ideal para o marketing!

 

A Plataforma como Ambiente de Marketing:

Por ser um ambiente que, em essência, se tornou uma ferramenta para buscar inspirações e por isso logo ganhou relevância no mundo das redes sociais. No Brasil, em 2021, a plataforma foi a sétima rede social mais utilizada, com cerca de 46 milhões de usuários. Logo, a união entre popularidade e compartilhamento de ideias se tornou um grande aliado para vendas. E não foi sem motivos que desenvolveram as contas Business.

 

A conta business traz uma série de recursos que podem ser interessantes para a empresa, como o Pinterest Analytics, que mostra ao usuário algumas métricas, principalmente em relação aos usuários e suas interações na página. Além disso, é possível colocar o link de vendas nos posts da plataforma, direcionando automaticamente para o site da compra.

 

O que fazer para ter um Bom Desempenho na Plataforma?

 

Assim como em qualquer outra forma de marketing, o bom uso do Pinterest para vendas requer um estudo detalhado, principalmente no que diz respeito ao público. Por isso, pode ser interessante a existência de uma equipe especializada para realizar essa gestão de redes.

 

Existe todo um trabalho a ser realizado para melhorar a performance de um perfil. Pensar em um design para sua página pode ser algo bastante efetivo, pois, além de tornar a visita mais agradável, é uma forma de criar identidade. Criar pastas de publicações também ajuda a deixar seu perfil mais objetivo e prático para o público, diferencial importante no uso dessa plataforma.

 

Outra possibilidade para impulsionar a visibilidade da sua página é a utilização das técnicas de SEO. É importante ter em mente que um produto bem posicionado é um produto mais visualizado e, consequentemente, mais vendido.