O gerenciamento das redes sociais é um dos pontos mais importantes para criar uma estratégia eficiente nas mídias sociais. Embora não seja o único meio de fazer a sua marca crescer no digital, não há como ignorar a força que as redes sociais possuem e o quanto são importantes para alcançar visibilidade e interação com o público-alvo. E o primeiro passo na gestão das redes sociais é definir o objetivo que se deseja alcançar. Você já tem ele definido? Se não sabe o que fazer com essa definição, veja neste conteúdo os benefícios que uma agência de mídias sociais pode trazer para sua rede social.

Sem o objetivo, não há como iniciar um planejamento com clareza. Pois é na etapa de planejamento que são estruturados todos os caminhos e ferramentas para atingir o que se deseja. Se o objetivo não for claro e mensurável, todo o esforço no planejamento será desperdiçado. É ainda no planejamento que serão detalhadas as ações e o conteúdo para cada rede social escolhida para posicionamento da marca. 

Por isso, a estruturação das redes sociais deve ser desenvolvida com cautela, a partir de uma pesquisa prévia do público-alvo, escolha do tom de fala, acompanhada de uma produção visual atrativa. Vamos esclarecer melhor sobre cada etapa nos próximos tópicos.

 

Elaborando um planejamento de redes sociais

O planejamento é fundamental para o gerenciamento de redes sociais, principalmente para a definição de metas e métricas. Como forma de planejar um bom gerenciamento, selecionamos os 07 passos que podem ser seguidos para que isso aconteça:

  • Defina os objetivos

Ao ter os seus objetivos bem definidos, ficará mais fácil elaborar estratégias para alcançá-los e avaliar os resultados. É válido ressaltar que o objetivo não é algo estático, ele pode mudar no decorrer do tempo e das metas que forem sendo estabelecidas nesse processo. Tudo dependerá da realidade na qual o seu negócio está perpassando.

  • Público-alvo

Saber qual o perfil e quais pessoas você deseja alcançar é conhecer o seu público-alvo. Idade, gostos, onde moram, com o que trabalham, entre outras características, conduzirá a sua marca a uma produção de conteúdo adequada para as redes sociais. Quanto mais preciso for o seu entendimento sobre o seu público-alvo, mais assertiva serão as suas ações para atingi-lo nas redes sociais. 

  • Avaliação dos concorrentes

Não devemos viver à sombra do concorrente, mas observá-lo é essencial. Afinal de contas, vocês possuem público-alvo semelhante e estão “disputando” eles constantemente. Por isso, procure reconhecer as qualidades dos produtos dos demais e as formas com que interagem com os seus clientes. Inclusive, bons insights também podem surgir daí!

  • Defina as estratégias

Somente pesquisar e observar não é o suficiente para garantir sucesso no gerenciamento de redes sociais. Você vai precisar de estratégias, e elas envolvem metas, prazos, plano de ação e será diferente para cada rede social que a sua empresa se encontrar. A definição clara das etapas da estratégia proporcionará uma forma de atuação mais assertiva, eficaz e de qualidade.

  • Avaliação da marca

O monitoramento e consequentemente avaliação da sua reputação com as redes sociais é de suma importância, a partir dele você poderá observar o posicionamento da sua marca no mercado. Observe como o seu público-alvo interage com a marca e quais os pontos mais destacados pelos mesmos. A partir das informações você poderá elaborar uma nova forma de intervenção no mercado, quer seja para ampliar o que está sendo valorizado como para corrigir os erros.

  • Resultados

Nessa etapa serão avaliadas todas as informações coletadas sobre a execução da estratégia que foi definida. O monitoramento constante deve ser realizado, tendo como referências os indicadores utilizados ao elaborar o planejamento estratégico da gestão de rede social. O sucesso ou fracasso de uma estratégia dependerá deles, assim como a definição das futuras ações a serem desenvolvidas.

 

O planejamento de rede social e a geração de vendas

É claro que toda empresa deseja no final das contas mais vendas. É por isso que cada ação do planejamento precisa estar alinhada e ser observada junto ao time comercial. Focar na visibilidade do negócio é importante, mas deixar de olhar para as vendas pode ser perigoso. O papel do investimento em comunicação é fazer com que a sua empresa se desenvolva ainda mais, em todos os aspectos. E, é claro, a parte comercial, não ficaria de fora!

Por isso, fique de olho nas vendas, converse com a sua equipe, analise diariamente e não deixe de ajustar as estratégias que não se desenvolveram tão bem quanto o esperado. Quanto mais cedo medidas forem tomadas para minimizar os erros, menos a sua empresa perderá dinheiro e mais estará perto de atingir o objetivo primário.