Com o avanço da internet e das redes sociais, esse tipo de serviço ganhou destaque no cenário de vendas.

Mas o que são Plataformas Ads?

 

Plataformas ADs são meios disponibilizados por algumas marcas ou empresas para espalharem anúncios e campanhas publicitárias na internet, principalmente dentro das principais redes sociais. Esse meio de marketing pode ser bastante efetivo para aumentar a visibilidade e a popularidade da marca, sabendo que ela é muito interessante para a busca de novos leads e na criação de uma identidade com seu público. Mas para isso, é preciso entender como essa modalidade funciona e, principalmente, conhecer as especificidades de cada plataforma.

 

Google Ads:

 

Como o próprio nome já indica, essa é a plataforma de marketing e anúncios do Google. Nela, podemos criar anúncios para serem vinculados em todos os produtos da empresa, desde o YouTube até o Gmail. Empresas de todo o mundo pagam a plataforma para terem maior visibilidade nas plataformas.

 

Porém, ela utiliza um artifício que potencializa bastante a efetividade nos anúncios: o uso dos Cookies e palavras-chave. Com isso, eles conseguem filtrar e mandar os anúncios para usuários que se interessem por aquele tipo de serviço ou produto. Isso torna o marketing muito mais funcional, já que o desempenho aumenta quando os consumidores desse produto específico entram em contato com o anúncio.

 

Além desse artifício, o Google Ads também se destaca por conseguir usar o fator da localização como filtro de entrega de anúncios. Isso ajuda muito na busca realizada pelo lead e faz com que as empresas menores apareçam com mais facilidade.

 

Facebook Ads:

 

Atualmente, o Facebook é uma das maiores redes sociais existentes no âmbito digital. E, justamente por essa grande quantidade de pessoas reunidas na plataforma, logo foi sendo utilizado com meio de propaganda e marketing. E visando o crescimento por essa perspectiva, que surgiu o Facebook Ads.

 

O grande destaque da plataforma está na variedade de formatos disponíveis para os anúncios, entre eles: vídeos, fotos, mensagens instantâneas, links no próprio site, possibilidade de criação do perfil da marca na plataforma, entre outras.

 

Outro fator interessante é que cada anúncio pode ter suas metas preestabelecidas pela plataforma. Por exemplo, é possível escolher o orçamento que deseja utilizar para cada anúncio, além de definir bem seu público alvo. Isso faz com que o anunciante tenha mais liberdade para anunciar e tentar alcançar novos clientes e leads fora do seu nicho.

 

Vale lembrar que para anunciar, é necessário que, obrigatoriamente, a empresa possua um perfil no Facebook.

 

TikTok Ads:

 

Outra rede social que ganhou bastante relevância, principalmente no período de pandemia do coronavírus, foi o TikTok. E com essa ascensão, logo foram criadas estratégias de marketing voltadas para a plataforma.

 

E assim surgiu o TikTok Ads, ferramenta utilizada para criar anúncios dentro do TikTok. A plataforma que permite criação de anúncios tanto por vídeos, tanto por banners, se destaca por implementar um sistema que segmenta o público, levando os anúncios preferencialmente para aqueles que podem se interessar pelo conteúdo.

 

E como um fator extra, existem diversos produtores de conteúdo no TikTok que podem ser utilizados como uma forma de um engajar ainda mais o anúncio.

 

É importante ressaltar que existem várias outras plataformas Ads disponíveis para serem utilizadas por um anunciante. Além disso, cada plataforma possui suas especificidades, e necessitam de uma estratégia própria para alcançarem as melhores performances.