As campanhas de mídia física costumam ser utilizadas com o objetivo principal de reconhecimento e fortalecimento de uma marca

Além disso, elas quase sempre fazem parte de ações de alcance, visto que elas podem ter muita visibilidade quando utilizadas em um local estratégico. Entre as ações mais conhecidas dessa modalidade de campanha, estão: outdoor, Busdoor e a panfletagem.

Esse tipo de campanha pode ser bem utilizado, por exemplo, em negócios que vão inaugurar ou abriram as portas recentemente, como forma de fazer com que as pessoas saibam que aquele empreendimento existe. Para empreendimentos menores, a prática pode surtir ainda mais efeito, utilizando um planejamento para uma área mais limitada, visando o seu fortalecimento em sua região.

 

 

Principais ações

 

Outdoor: Os outdoors são as famosas placas de publicidade, onde vemos os empreendimentos estampando sua marca. A grande vantagem dessa ação é a sua visibilidade. Normalmente, essas placas se localizam em meio a pistas e rodovias, onde existem muitas pessoas trafegando diariamente. Apesar disso, ela pode não ser tão efetivas para empresas menores, de tamanho regional, principalmente colocando na balança o investimento realizado para esse tipo de ação.

Busdoor: O busdoor é aquela ação em que a publicidade é estampada na região traseira dos ônibus. Seu objetivo principal é impactar outros motoristas que passam por esses veículos durante o dia. Uma grande vantagem dessa prática é que, devido aos congestionamentos frequentes em muitas avenidas, os motoristas acabam passando muito tempo em frente a propaganda, ajudando no fortalecimento e reconhecimento dessas marcas. Já a grande desvantagem está na rota realizada pelo veículo. Nem sempre eles passam por lugares movimentados e possuem rotas predefinidas pela empresa, diminuindo um pouco seu alcance.

Panfletagem: É a ação presencial que envolve a entrega de panfletos. Geralmente, a panfletagem vem como um complemento de um trabalho de Branding já em andamento. Sua principal vantagem é a interação pessoal e direta com o público. Além disso, ela é considerada bastante eficiente para os negócios de bairro, onde pessoas da própria região costumam ser os principais consumidores. Sua grande desvantagem está no valor a ser investido na campanha, visto que na maioria das vezes o retorno é menor que o valor gasto

 

Ações de mídia físicas possuem grande valor e importância, porém seu uso deve ser estudado e colocado no plano de ações de forma estratégica. Além disso, esse tipo de campanha possui uma série de desvantagens em relação as mídias digitais, principalmente na relação entre investimento e retorno.