Uma das principais dúvidas de uma empresa ao começar a investir em publicidade nas redes sociais é sobre como alcançar resultados significativos. Um bom gerenciamento de redes sociais envolve a estruturação de campanhas patrocinadas de forma estratégica. Só assim é possível ganhar notoriedade, gerar aproximação com o público-alvo e até mesmo obter resultados financeiros. 

Se a sua empresa ainda não sabe como iniciar campanhas patrocinadas nas redes sociais ou até mesmo já realizou algumas, mas ainda não conseguiu desfrutar de resultados expressivos, aprenda algumas dicas que certamente farão a diferença na construção das próximas campanhas. 

 

 

 

Etapas que não podem faltar na publicidade nas redes sociais

 

É importante que você saiba que estratégias de publicidade nas redes sociais não possuem “receita pronta”. É necessário estudo, prática e realizar testes de diferentes formas para entender qual ação funciona melhor, sempre levando em conta o momento do mercado e objetivo do seu negócio. Porém, existem alguns passos básicos, que podem auxiliar a sua empresa a estruturar campanhas excelentes. 

 

 

 

  • Antes da publicidade, o objetivo:

Mais importante do que iniciar uma série de patrocínios nas redes sociais é ter um objetivo claro e mensurável antes da ação. Pontos como: “aumentar a visibilidade da minha marca” e “vender mais” são vagos e no final não há como avaliar se a publicidade de fato gerou resultado em números. Por isso, se o objetivo da sua empresa é um reconhecimento de marca, é necessário escolher quais resultados irá avaliar na campanha. Ele pode ser um aumento do número de seguidores, por exemplo. Se o objetivo é melhorar as vendas, tenha uma meta de venda atual e a qual pretende atingir dentro daquela campanha. Só assim será possível construir um relatório preciso e que poderá orientar as próximas ações patrocinadas.

 

 

 

  • Alinhando a verba:

É importante também separar uma verba fixa para a publicidade nas redes sociais. Essa verba precisa ser definida também de forma estratégica, pensando no valor do seu serviço e/ou produto, quanto de venda ou quantos clientes costumam chegar dentro de um prazo específico. Dessa forma, você conseguirá definir quanto é possível pagar por lead atraído. Não caia na ideia de que o valor pode ser escolhido de forma aleatória. Afinal de contas, é do seu bolso que está saindo e ele não pode ser desperdiçado!

 

 

 

  • Datas:

Assim como no mercado convencional, onde datas comemorativas também podem mudar a procura e prioridades dos clientes, com a publicidade nas redes sociais não é tão diferente. O que isso quer dizer? Que, por exemplo, iniciar uma campanha de promoção de pneus na semana de dia das mães, pode não trazer resultados significativos. Simplesmente porque é muito provável que as pessoas estejam em busca de promoções e produtos diferentes para presentear as suas mães. Por isso, escolha as datas das campanhas de forma estratégica, levando em conta o usuário, momento e objetivo da ação.

 

 

 

 

  • Escolha do criativo:

A parte estética da sua publicação ou anúncio patrocinado nas redes sociais também faz total diferença nos resultados da campanha. O criativo, como chamamos, se refere aos textos e layout das publicações que serão veiculadas. Elas precisam estar de acordo com o seu segmento, atrativas, conduzindo o usuário para a ação que você deseja. Lembre-se que muitas marcas, principalmente as concorrentes, também estão patrocinando nas redes sociais, por isso, capriche! Se possível, fuja dos bancos de imagens gratuitos, pois as chances de veicular uma imagem muito conhecida ou até mesmo com características de pessoas “americanizadas”, pode causar o distanciamento com o usuário. A imagem e texto precisam gerar identificação, sendo assim abuse das chamadas de ação e da criatividade!

 

 

  • Definição de público:

Aqui está o ouro! Não adianta ter um objetivo claro, definir datas, verba, montar um criativo maravilhoso e falhar na definição de público. Todas as etapas até aqui citadas são igualmente importantes, mas a definição de público possui um ponto a mais. Isso porque você precisa fazer a propaganda nas redes sociais para o público certo. Caso contrário, atingirá um público totalmente diferente, que não irá se identificar, muito menos consumir o seu produto. Por isso, conhecer a sua persona é tão fundamental. Idade, dados demográficos e interesses precisam ser escolhidos com precisão para gerar a assertividade.

 

 

  • Acompanhamento: 

Após a campanha iniciada é fundamental que a sua equipe acompanhe o comportamento dela. Pessoas estão perguntando sobre o serviço ou produto? As vendas aumentaram? Novas pessoas passaram a seguir os perfis? Quais dados a campanha tem apresentado? Os dados precisam ser avaliados diariamente. Dessa forma, você poderá estender a publicidade por mais tempo ou até mesmo interrompê-la, caso não esteja apresentando o resultado desejado. Esse ponto é muito importante, pois fará com que a sua empresa evite gastar dinheiro em ações sem retorno. Por isso, não dispense a etapa de avaliação e mensuração dos resultados obtidos.

 

Agora sim, ciente desses passos, você já pode começar a investir na publicidade nas redes sociais!