Nos últimos tempos, a digitalização das empresas se tornou uma necessidade por ajudar a otimizar diversos processos. Entenda!
Mas o que é a “digitalização”?
A digitalização, nada mais é, que um processo realizado para digitalizar e trazer as novas tecnologias para se integrarem aos mecanismos de um negócio. E em uma sociedade totalmente inserida em um contexto tecnológico, a transformação digital se faz cada vez mais necessária para um bom desempenho de um negócio, além de que as empresas que não se adéquam a nova realidade tende a ficar para trás.
Qual a importância desse processo para um negócio?
O principal benefício da digitalização é nas empresas é estar conectado com a realidade em que nossa sociedade está inserida. Mas é nítido que, além desse fator, o digital chegou para ajudar e facilitar as nossas ações diárias. E em uma empresa ou negócio não poderia ser diferente. Na lista de principais vantagens, temos:
- Aumento da produtividade — As novas tecnologias auxiliam as empresas a serem mais efetivas e produtivas, visto que muitos processos que eram manuais foram otimizados com o desenvolvimento tecnológico. Isso faz com que um negócio realize as atividades com mais fluidez e consiga alcançar mais tarefas em menos tempo
- Diminuição de gastos — Um negócio digitalizado consegue reduzir muito seus gastos, desde custos menores, como, por exemplo, a compra de papéis a gastos maiores, como a necessidade expansão de equipe.
- Segurança e Privacidade — Apesar de sabermos que existem hackers e pessoas que podem tentar invadir nossa privacidade e acessar nossos dados, o ambiente digital é muito seguro, quando cuidado da maneira correta.
Relacionamento com o cliente
Além da sua impacto positivo nas tarefas do dia a dia, a digitalização também tem papel fundamental no diálogo com cliente, seja para captar novos leads, para realizar vendas ou para entrar em contato com o cliente. Faz parte da transformação digital, se inserirem nas novas redes de interação social e produzirem conteúdo relevante para essas redes. Entre as principais vantagens da digitalização na relação com o cliente, estão:
- Facilidade para encontrar e conversar com o cliente
- Possibilidade de interação com os mais diversos públicos, sem perder a possibilidade de focar em um público alvo
- Facilidade para criar conexões com os clientes e uma identidade para a empresa
Quais ferramentas podem ser interessantes para o processo de Digitalização?
Essa questão é muito ampla para ser respondida com certeza, pois existe muita variante, como o modelo de negócio, o setor inserido, o produto que oferece… Porém, existem ferramentas que terão bom proveito na imensa maioria dos casos. Entre eles, pode se observar:
- Utilização de programas e softwares — Atualmente, existem diversos programas que dinamizam e facilitam as atividades de uma empresa. Para isso, é preciso entender suas atividades e escolher aquele que faz mais sentido para o negócio em questão.
- Aquisição de dispositivos móveis — Como citado anteriormente, é extremamente importante estar inserido nas redes sociais para um diálogo mais direto com o cliente. As principais redes sociais estão disponíveis para esses dispositivos, além de ser um grande facilitador para essa comunicação.
- Gerenciamento de mídias — É extremamente importante estar inserido nas principais redes sociais, porém, para atuação nelas ser efetiva, é necessária muita técnica e estudo. Por isso, terceirizar essa função a uma empresa especializada ou contratar um profissional qualificado somente para essa função pode ser um grande diferencial.