Os dados e informações são cada dia mais importantes nos dias atuais, inclusive no Marketing. Saiba mais!

Em uma sociedade onde a informação conquistou muito valor, a análise de dados se tornou fundamental em diversas áreas e setores do nosso dia a dia. Através deles, é possível identificar padrões de consumo, de vivência e, não somente de maneira coletiva, mas de forma individualizada. E no marketing não poderia ser diferente.

 

Mas o que é o Marketing de Dados?

 

O Marketing de Dados é um modelo de marketing que se baseia nas informações dos dados colhidos os clientes é possíveis clientes. Eles buscam identificar um padrão em seu público alvo e conhecer o seu comportamento perante ao seu consumo. E muito vezes, os dados podem ir muito, além disso.

Por exemplo, muitas vezes permitimos que certos sites e aplicativos tenham acesso a nossa localização. Com esse dado, os anúncios podem te levar a lugares perto de você, facilitando a compra ao usuário.

Conhecendo também a rotina do usuário, o uso dos dados pode revelar quando o usuário costuma entrar nas redes sociais, em que momento do dia ele costuma atender chamadas e o que ele consome com mais frequência. Isso ajuda muito no direcionamento e na efetividade dos anúncios.

Os dados se tornaram indispensáveis na tomada de decisões, criação de campanhas e elaboração de estratégias na área do marketing. Com essas informações, a assertividade dos anúncios cresceu e, consequentemente, a conversão em vendas também se tornou mais efetiva.

 

LGPD

 

A Lei Geral de Proteção de Dados, Lei n.° 13.709/2018, entrou em vigor em setembro de 2020, visando a proteção de dados dos cidadãos comuns. A segurança de dados foi um assunto que vinha sendo debatido há um bom tempo, principalmente com o desenvolvimento das novas tecnologias.

Entre as principais garantias trazidas pela LGPD, estão:

  • Utilização de dados do usuário somente com sua autorização;
  • Informar ao usuário a finalidade de recolher tal informação;
  • Recolher o menor número possível de dados para seus objetivos.

No Marketing, a LGPD chega para trazer ainda mais proteção ao usuário. Suas diretrizes ajudam a manter a segurança do cliente, monitorando as empresas para que elas não recolham mais informações que o necessário, além de garantir que o descarte de dados seja feito da maneira correta, entre diversas outras atividades.

Em linhas gerais, para o marketing de dados, basta que as empresas estejam atentas as diretrizes dessa lei para que nenhuma regra seja violada. É super importante que elas tratem a utilização desses dados na norma, pois existem punições e multas severas para quem descumpre essa lei.