Os recursos visuais são indispensáveis para dar mais destaque para o conteúdo. Tratam-se de elementos capazes de trazer mais resultados. Entenda!

Os recursos visuais são ferramentas indispensáveis para destacar conteúdos. Passou da época em que os materiais para o ambiente virtual se resumiam apenas a textos e imagens. É possível agregar elementos capazes de ajudar na compreensão dos usuários e, inclusive, para melhorar sua experiência. Isso pode ser feito por meio desses mecanismos que deixam o conteúdo mais dinâmico e interativo.

Investir em recursos gráficos é importante para quem quer alcançar mais resultados. Entre os benefícios de recorrer a essa estratégia estão: alcançar mais engajamento com os usuários e ter o conteúdo com mais chances de ser compartilhado. Entenda o que são recursos visuais e dicas de sites gratuitos para criação de projetos gráficos.

 

Saiba o que são recursos gráficos

 

É possível encontrar diferentes formas de conteúdo na internet que são constituídos por recursos como: gráficos, vídeos, áudios, animações e entre outros. Atualmente, essas ferramentas são usadas por diversas páginas na web, mas não foi sempre assim. Quando a internet dava os primeiros passos, o formato das informações era resumido a textos e imagens.

Os recursos gráficos unem textos, formas, cores e entre outros elementos que tornam o conteúdo dinâmico. De forma resumida, essas ferramentas exploram os sentidos com o objetivo de complementar a informação. Em um ambiente onde os usuários têm acesso a uma variedade de abordagens, é indispensável utilizá-los, tendo em vista que a maneira do internauta consumir e interagir com o conteúdo também mudou.

 

Tipos de recursos gráficos

 

Animações

Entre os recursos gráficos disponíveis estão as animações. Elas consistem em imagens em movimento. Um exemplo conhecido e bastante utilizado nas redes sociais são os GIFS (Graphics Interchange Format) que são caracterizados por ter pouco tempo de duração e aplicado, em geral, quando o objetivo é trazer mais humor. As animações são capazes de facilitar a assimilação do conteúdo.

 

Infográficos

Os infográficos combinam textos, ícones, imagens, ilustrações e entre outros elementos para deixar o conteúdo explicativo. De modo geral, esse recurso costuma ser aplicado em conteúdos mais complexos com o objetivo de facilitar a compreensão do usuário. Os infográficos podem ser encontrados em livros, jornais, revistas, redes sociais e outros locais.

 

Vídeos

Outro recurso que não poderíamos deixar de mencionar são os vídeos. Por via de regra, são utilizados para transmitir a mensagem de forma mais simples, personalizar o conteúdo, além de proporcionar melhores experiências para quem acompanha. Apesar de também serem imagens em movimento, os vídeos caracterizam-se por ter maior duração.

 

Dicas de ferramentas de criação de recursos visuais

Para quem busca inserir recursos visuais nos conteúdos, existem diferentes sites para produzir infográficos, vídeos, ilustrações e animações. Alguns deles possuem planos básicos gratuitos e são de fácil usabilidade para quem não domina ferramentas de criação. Confira três sugestões a seguir:

  1. Canva: esse está entre os sites mais completos para criação de recursos visuais. É possível encontrar layouts prontos e realizar modificações;
  2. Infogram: por meio desse site é possível criar gráficos interativos, animações de objeto e ainda permite publicar conteúdo on-line;
  3. Piktochart: uma dica para quem busca recurso completo para produzir projetos. O site oferece acesso ilimitado a imagens, ilustrações e ícones, além de gráficos e mapas. É possível baixar materiais em formatos como: PNG, PDF e PPT.