Você piscou e uma nova rede social já foi lançada? Acabou de aderir a uma e seus amigos já comentam que é ultrapassada? Bem vindo ao mundo moderno das redes sociais! Hoje em dia, elas também possuem prazo de validade. Por isso, não se assuste ao pesquisar as redes sociais mais populares para escolher em qual a sua empresa vai estar e se deparar com uma lista de nomes desconhecidos. Mas, fique atento! Não é porque existem 20, que a sua empresa precisa estar em todas!

O ponto principal é estudar o seu segmento e entender o comportamento do seu público nas redes sociais mais populares. Só assim é possível escolher qual a melhor para estar e qual conteúdo produzir para ela. Além disso, nada de criar um perfil comercial em uma rede desconhecida só porque é novidade, o bom senso é fundamental na hora de estruturar a gestão de redes sociais da sua empresa. Pense bem, porque quanto mais perfis possuir, maior trabalho será para administrar a gestão de redes sociais, levando em consideração que demanda tempo e dedicação constante.

Pensando em auxiliar a sua empresa nessa etapa, listamos as 5 redes sociais que se tornaram populares e a cada dia ganham mais usuários e auxiliam empresas a entenderem o comportamento do seu público através das suas interações. Confira!

 

 

De olho no Top 5!

Esperamos que ao final dessa lista você possa se decidir melhor sobre qual rede social vale mais a pena a sua empresa estar presente. Foco no top 5!

 

Facebook: apesar de ser considerado por muitos como o já “esquecido” após a chegada de outras redes sociais concorrentes, o Facebook ainda é listado por muitas pesquisas como uma das redes sociais mais populares. Os seus milhões de usuários em todo o mundo confirmam a relevância da rede social, que se mantem há alguns anos como uma das prediletas. Seu caráter de gerar interação e promover o relacionamento entre os usuários possibilita as grandes marcas também conquistarem seu espaço e captar novos leads através de estratégias de marketing específicas na gestão de redes sociais.

 

Instagram: em pouco tempo se tornou uma das redes sociais mais populares. O que o diferencia das demais redes são as múltiplas possibilidades de interação. Além dos comuns posts com fotos e vídeos curtos (até 1 minuto). O Instagram possui funções que ganharam o coração dos usuários como o stories e a possibilidade de realizar transmissões ao vivo, independente de ser ou não um perfil comercial. No stories os usuários compartilham informações que permanecem por 24hs para visualização dos seus seguidores e podem ser customizados através de filtros e figurinhas. Consequentemente, as empresas perceberam a migração das pessoas para a ferramenta e também passaram a utilizá-las com foco na disseminação de marca e captação de leads.

 

WhatsApp: o aplicativo já é considerado uma das redes sociais mais populares, as possibilidades que o WhatsApp fornece aos usuários, fez com que lhe possuir passasse a ser uma necessidade. Através da ferramenta é possível interagir de diversas formas, através de conversas individuais ou em grupos, compartilhar através da também função de stories (duração de 24hs) realizar chamada de vídeo e áudio, compartilhar com um contato arquivos e links de outras redes sociais e ainda possuir um perfil comercial com funções específicas para empresas. O WhatsApp Business veio para ‘coroar’ a rede social como uma das mais utilizadas e queridas em todo o mundo.

 

YouTube: não poderia faltar na lista das redes sociais mais populares a plataforma de vídeos mais conhecida em todo o mundo. O YouTube é o principal gerador de vídeos virais e hoje em dia se tornou fonte de renda para muitos adeptos, a ponto de gerar uma nova profissão: a de digital influencer. A possibilidade dos usuários em criar canais e disponibilizarem vídeos pessoais ou até mesmo com cunho profissional e educativo, faz da rede social uma ferramenta que pode ser explorada de diversas formas quando pensamos gestão de redes sociais. Seu uso bem planejado pode gerar retorno positivo para empresas que souberem construir conteúdos relevantes para o seu público.

 

Twitter: apesar de não fazer mais o mesmo sucesso de quando foi lançado, o twitter ainda é considerado como uma das redes sociais mais populares. Seu desafio em conseguir ser informativo através de postagens de até 280 caracteres faz com que o seu público seja bem segmentado e que a estratégia de gestão de redes sociais precise ser bem planejada. Apesar disso, a rede social pode gerar resultados positivos quando utilizada de forma direcionada pelas empresas. Porém, diferente das outras, o twitter precisa ser trabalhado notícias rápidas e que despertem a curiosidade do público com muito mais precisão do que as outras aqui citadas.

 

Gostou do nosso top 5? Já sabe qual vai utilizar em sua empresa? Ficou com dúvida? Escreve pra gente nos comentários abaixo! Compartilha também nas suas redes sociais, com os amigos divulgando também a nossa lista, quem sabe alguém mais não está precisando de dicas também?