Nesse mundo de tantas redes sociais, como escolher qual a melhor para a sua empresa? Você já se deparou com esse questionamento? Diante de tantas possibilidades na internet e com a velocidade que as novas redes vão surgindo, saber em qual delas seria melhor estar presente é uma decisão que requer avaliação. Visto que, de certa forma, essa escolha acaba influenciando na imagem da sua empresa. Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo que identificasse as melhores redes sociais para empresas.

No seleto grupo das redes sociais, sem sombra de dúvidas o Facebook e o Instagram lideram o ranking de maior número de usuários em todo o mundo. Consequentemente, tornam-se os primeiros na lista das empresas quando pensam em criar perfis comerciais para o seu negócio. Mas será que essas realmente são as melhores opções para todas as empresas? Bom, antes de sair escolhendo aleatoriamente, vamos conhecer quais são as melhores redes sociais para empresas? Confira na nossa lista abaixo!

 

 

Principais redes

 

Facebook:

Logo que o Facebook começou a ganhar adeptos no Brasil, rapidamente desbancou suas antecessoras. Porém, o cenário vem mudando com a chegada de novas redes sociais. Ainda assim o Facebook continua sendo uma excelente opção para as empresas, pois oferece possibilidades como criar um perfil comercial, não possui limitação de caracteres, como outras redes e ainda é uma das mais populares. Mas vamos ao o que lhe classifica como uma das melhores redes sociais para empresas: o Facebook permite o impulsionamento de postagens, possibilitando que um maior número de pessoas sejam alcançadas, possui variação de posts com imagens, vídeos, criação de catálogo e eventos que funcionam como lembrete para os usuários. Sendo assim, torna-se válido para as empresas estar presente em uma das redes com grande número de usuários.

 

Instagram:

O Instagram lidera a lista do maior número de usuários atualmente. A rede social caiu no gosto dos usuários e hoje em dia já é uma das mais escolhidas pelas empresas. O que justifica a maioria das grandes marcas já serem adeptas da plataforma e colherem o resultado de uma gestão de redes sociais. Semelhante ao Facebook traz a possibilidade de postagens de imagens, vídeos, impulsionamento de publicação, além do recurso de stories e transmissão ao vivo. O que torna o Instagram uma das melhores redes sociais para empresas é justamente a grande possibilidade do seu potencial cliente estar presente nele. A única ressalva é para o limite de tempo de vídeo e dimensão de imagens permitidas na plataforma.

 

Twitter:

Apesar de ter sido deixado um pouco “de lado”, o twitter ainda é considerado uma das melhores redes sociais para empresas. Seu caráter de mensagem curta e direta é definido pelo seu limite de caracteres possíveis para ser utilizado, atualmente um total de 280 caracteres. Além disso, o Twitter possui um público bastante segmentado de adeptos, o que facilita o direcionamento da gestão de redes sociais da empresa que escolher utilizá-lo. Diferente das redes citadas anteriormente, ela não possui muitos recursos de estilos para postagens, além da publicação e repostagem. Por esse motivo ao escolher criar uma conta no Twitter é importante que a empresa avalie se o perfil da sua persona costuma se encontrar nesta rede social.

 

Linkedin:

O Linkedin é uma das melhores redes sociais para empresas, pois traz inúmeras possibilidades de exploração da ferramenta, a depender do segmento. Assim como as outras redes, trabalha com postagens acompanhadas de textos e imagens, também possui possibilidade de conta comercial que traz alguns recursos a mais. No Linkedin é possível fazer anúncio de vagas, veicular anúncios e por isso é encarado por muitas pessoas como um lugar apenas de construção de redes profissionais. Porém, a rede social vem crescendo significamente nos últimos anos e quando bem pensada dentro do planejamento de gestão de redes sociais, pode atrasar benefícios para empresas muito além do que captação de novos funcionários.

 

Google+:

Quando se trata de gestão de redes sociais, o Google+ costuma não ser muito utilizado por boa parte das empresas, justamente por desconhecerem a potencialidade da ferramenta. Apesar de não ser tão popular entre as redes sociais, ainda assim o Google+ ainda é considerado uma das melhores redes sociais para empresas. Por possuir várias funções, o Google+ é uma ferramenta que pode ser bastante explorada, como as postagens diretas em sua plataforma, definição de círculos nos quais podem ser classificados os seguidores por área de interesse, buscas segmentadas, integração com outras plataformas como o Youtube e ainda possui edição de imagens bastante avançado se comparado com as demais redes sociais. Muitos acreditam que será a rede social do futuro. Porque não começar a explorá-la desde já?

 

Pinterest:

Muitas empresas desconhecem a ferramenta, porém ela está em muitas listas no que diz respeito às melhores redes sociais para empresas. O Pinterest trabalha muito mais a questão imagem do que o texto em si, o foco da rede social é que as pessoas compartilhem fotos que possam ser utilizadas como inspiração por outros usuários. Dentro da ferramenta ainda é possível criar pastas personalizadas com seus conteúdos preferidos e salvar as imagens que lhe interessam. Também é uma rede social muito específica, não sendo indicada para qualquer segmento empresarial, por conta das suas características mais restritas. Sendo assim, vale aquela mesma dica de estudar bem a sua persona e saber se ela se encontra no Pinterest.

 

 

Então, gostou da nossa lista das melhores redes sociais para empresas? Esperamos que sim e que sirva de direcionamento na hora em que for pensar a gestão de redes sociais do seu negócio. Todas elas possuem seus prós e contras, mas o mais importante a ser levado em consideração é que, independente da popularidade que uma rede social tenha no país é fundamental que uma empresa pesquise se o seu público se encontra nela. Caso contrário, fará um trabalho que não alcançará resultados.