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Não importa se você é dono de uma pequena loja local ou de uma grande empresa nacional: as redes sociais são mais do que apenas uma tendência. É uma peça fundamental da estratégia de marketing digital. No entanto, a mídia social, por si só, não é suficiente para impulsionar o crescimento dos negócios. É verdade que as plataformas sociais podem ajudá-lo a se conectar com seus clientes, aumentar a conscientização sobre sua marca e aumentar seus leads e vendas; porém, você tem um grande papel nisso tudo, é sua função criar uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. 

As redes sociais têm se tornado o centro das discussões nos últimos anos. Muito se fala sobre elas, nelas e para elas. A sua chegada influenciou novas formas de posicionamento das empresas para os seus clientes. E a pergunta que não quer calar: é realmente importante a minha empresa estar presente nas redes sociais? Aproximadamente 77% das pessoas realizam uma compra após ter pesquisado nas redes sociais sobre o produto e marca. Sendo que outra boa parte (43% das pessoas) fica sabendo sobre uma marca através das redes sociais. Somado ao interesse contínuo das pessoas em seguir as marcas de sua preferência. Já tem sua resposta? 

Já pensou em como esses números podem somar com a sua empresa? Ser notado por cerca de 122 milhões de usuários nas redes sociais aumenta significantemente a visibilidade de uma empresa para o seu público no mercado. Dessa forma, o investimento dentro desse setor é mais um método de somar lucros para a sua empresa. 

  

COMO FUNCIONAVA A COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ANTES DAS REDES SOCIAIS SEREM CRIADAS? 

 

A divulgação através de rádio, televisão e propaganda nas ruas sempre foram as principais medidas adotadas pelos empresários para tornar seu comércio conhecido. Sendo os meios onde os consumidores buscavam suas referências e estavam atentos para decidirem suas melhores opções de aquisição. Somado à indicação e experiência de um amigo ou parente mais próximo, antes de efetuar uma compra. Com a chegada das redes sociais, esse cenário ganhou um novo formato, aliado às práticas já conhecidas. A presença massiva dos consumidores nos meios digitais, trocando experiências e dicas constantemente, construiu a necessidade de as empresas atentarem o olhar sobre as novas possibilidades da rede social. 

  

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SE ESTAR NAS REDES SOCIAIS? 

 

Você pode até achar que é só uma simples opção sua estar nos conhecidos FacebookInstagram, mas a realidade é que, muito provavelmente, seu cliente está usando essas ferramentas e até mesmo falando sobre a sua empresa e você não está sabendo, simplesmente por não estar onde o seu público se encontra. É, na verdade, fundamental para o bom relacionamento de uma marca com o seu cliente, além da transparência, a interação constante. Hoje em dia os usuários querem cada vez mais ter respostas rápidas para as suas indagações e assistência para os seus problemas com um produto recentemente comprado. 

Imagine onde eles irão manifestar sua admiração ou insatisfação além da conversa boca a boca? Com certeza nas suas redes sociais! Seja numa conversa privada no chat ou através de uma postagem de denúncia. E agora? Ainda acha que não vale a pena investir em uma rede social para a sua empresa? Podemos ir um pouco além, a divulgação de seus produtos pode ser ampliada, tornando-se conhecidos por pessoas de outros estados ou até mesmo países. Imagine ter uma empresa na Bahia com seguidores de todo o nordeste, norte, centro-oeste, sul e sudeste? 

Agora pense nessas pessoas adquirindo seus produtos através de uma compra online? Além de ganhar potenciais clientes, seu leque de divulgação cresce juntamente com a interação delas. Responder questionamentos do seu público, saber o que pensam a seu respeito e sobre o que está realizando, gera um estreitamento das relações, possibilitando a fidelização do cliente e a construção de uma imagem positiva perante o comércio do qual faz parte. 

Mas quais são as reais vantagens que uma empresa adquire ao estar presente nas redes sociais? Podemos citar algumas: 

  • Estar mais próximo do seu cliente; 
  • Saber o que ele fala ao seu respeito (críticas, sugestões e etc.); 
  • Aumento de visibilidade para o seu negócio; 
  • Poder visualizar o que as marcas concorrentes estão realizando; 
  • Ter seu cliente como seu próprio divulgador; 
  • Captação de novos clientes. 

Como as redes sociais são projetadas para compartilharmos conteúdo rapidamente com um público amplo, isso as torna uma maneira econômica para os donos de empresas aumentarem a visibilidade de sua empresa, publicando conteúdo de qualidade regularmente. As ferramentas de gerenciamento permitem que as organizações publiquem simultaneamente em vários canais de mídia social, aumentando ainda mais o público de cada mensagem. 

Dessa forma, as redes sociais podem ajudá-lo a buscar novos clientes criando reconhecimento de marca entre as pessoas que podem ser seu público-alvo, mas não conhece seu produto. Ao segmentar seus anúncios diretamente para a demografia com maior probabilidade de clientes, você pode obter um grande retorno do investimento para seu orçamento de marketing digital. 

Você pode se aproveitar da presença online para publicar conteúdo de mídia social sobre as tendências atuais do seu setor em plataformas profissionais como o LinkedIn, além de fazer postagens sobre tópicos virais em plataformas como o Facebook. Com uma boa estratégia de mídia social, sua empresa pode ser ágil o suficiente para explorar as tendências populares, notícias e memes do dia para um engajamento adicional. 

 

BEM, POR ONDE COMEÇAR? 

 

Agora que você já sabe da importância das redes sociais, talvez queira iniciar esse processo de inserção nas redes sociais. Mas surge a dúvida: por onde começar? Calma! Vamos te ajudar.  

  1. Sejamos bem francos aqui: contrate uma pessoa que entenda do negócio. Por mais que pareça de fácil manuseio, ter uma fanpage empresarial em uma rede social não é a mesma coisa que manusear seu perfil pessoal. Por isso, contrate profissionais adequados para isso, com certeza seu resultado vai ser muito mais seguro;
  2. Feito isso, o próximo passo é definir e entender seu público. É indispensável saber com quem está falando, essa informação direciona todo o trabalho que vai ser construído nas redes sociais;
  3. Escolha a melhor ferramenta. Hoje em dia a quantidade de redes sociais é imensa e todos os dias novas são lançadas. Mas não caia na tentação de sair lançando a sua empresa em todas elas. É preciso haver o planejamento prévio e a partir daí a escolha da melhor rede social para estar presente;
  4. Atente-se para a linguagem: não é só necessário saber para quem está falando, mas também como vai ser falado. A linguagem das suas redes sociais deve estar de acordo com aquilo que o seu público espera. De forma que a comunicação entre vocês ocorra da melhor forma possível. É importante que o público se identifique com a abordagem que é trazida na sua fanpage.

Seja qual for o tipo de negócio em que você esteja, uma boa estratégia de mídia social pode ajudar muito a atrair novos clientes e manter seu nome no mercado. Pode parecer assustador desbravar esse novo cenário, mas não tenha medo, você não precisa conhecer todas as palavras-chave ou ter o número mágico de seguidores do dia para noite. Mas você deve começar o quanto antes!