As Redes Sociais tem se tornado o centro das discussões nos últimos anos. Fala-se sobre ela, nela e para ela. A sua chegada influenciou novas formas de posicionamento das empresas para os seus clientes. E a pergunta que não quer calar: é realmente importante a minha empresa estar presente nas redes sociais? Aproximadamente 77% das pessoas realizam uma compra após ter pesquisado nas redes sociais sobre o produto e marca. Sendo que outra boa parte (43% das pessoas) fica sabendo sobre uma marca através das redes sociais. Somado ao interesse contínuo das pessoas em seguir as marcas de sua preferência.

Você já pensou em como esses números podem somar com a sua empresa? Ser notado por cerca de 122 milhões de usuários nas redes sociais aumenta significantemente a visibilidade de uma empresa para o seu público no mercado. Dessa forma, o investimento dentro desse setor é mais um método de somar lucros para a sua empresa.

 

Como funcionava a comunicação das empresas antes de surgirem as redes sociais:

A divulgação através de rádio e televisão, propaganda nas ruas, sempre foram as principais medidas adotadas pelos empresários para tornar seu comércio conhecido. Sendo os meios onde os consumidores buscavam suas referências e estavam atentos para decidirem suas melhores opções de aquisição. Somado à indicação e experiência de um amigo ou parente mais próximo, antes de efetuar uma compra. Com a chegada das redes sociais, esse cenário ganhou um novo formato, aliado as práticas já conhecidas. A presença massiva dos consumidores nos novos meios, trocando experiências e dicas constantemente, construiu a necessidade das empresas atentarem o olhar sobre as novas possibilidades da rede social.

 

Vantagens de estar nas Redes Sociais

Você pode até achar que é ‘’modismo’’ estar no conhecido facebook ou instagram, mas a realidade é que, muito provavelmente, seu cliente está usando essa ferramenta e até mesmo falando sobre a sua empresa e você não está sabendo, simplesmente por não estar onde o seu público se encontra. É fundamental para o bom relacionamento de uma marca com o seu cliente, além da transparência, a interação constante. Hoje em dia os usuários querem cada vez mais ter respostas rápidas para as suas indagações e assistência para os seus problemas com um produto recentemente comprado.

Imagine onde eles irão manifestar sua admiração ou insatisfação além da conversa ‘’boca a boca’’? Com certeza nas suas redes sociais! Seja numa conversa inbox ou através de um post público de denúncia. E agora? Ainda acha que não vale a pena investir em uma rede social para a sua empresa? Podemos ir um pouco além, a divulgação de seus produtos pode ser ampliada, tornando-se conhecidos por pessoas de outros estados ou até mesmo países. Imagine ter uma empresa na Bahia com seguidores do norte, sul e sudeste?

Agora pense nessas pessoas adquirido seus produtos através de uma compra online? Além de ganhar potenciais clientes, seu leque de divulgação cresce juntamente com a interação das pessoas. Responder questionamentos do seu público, saber o que pensam a seu respeito e sobre o que está realizando, gera um estreitamento das relações, possibilitando a fidelização do cliente e a construção de uma imagem positiva perante o comércio do qual faz parte.

Mas quais são as reais vantagens que uma empresa adquire ao estar presente nas redes sociais?

Vamos lá!

  • Estar mais próximo do seu cliente
  • Saber o que ele fala ao seu respeito (críticas, sugestões e etc.)
  • Aumento de visibilidade para o seu negócio
  • Poder visualizar o que as marcas concorrentes estão realizando
  • Ter seu cliente como seu próprio divulgador
  • Captação de novos clientes

 

Agora que sei a importância, por onde começar?

Agora que você já sabe da importância das redes sociais, talvez queira iniciar esse processo de inserção nas redes sociais. Mas surge a dúvida: por onde começar? Calma! Vamos te ajudar.

 

Primeira coisa:

Contrate uma pessoa que entenda do negócio. Por mais que pareça de fácil manuseio, ter uma fanpage empresarial em uma rede social não é a mesma coisa que manusear seu perfil pessoal. Por isso, contrate profissionais adequados para isso, com certeza seu resultado vai ser muito mais seguro.

 

Segundo:

Defina/entenda seu público. É indispensável saber com quem está falando, essa informação direciona todo o trabalho que vai ser construído nas redes sociais.

 

Terceiro:

Escolha a melhor ferramenta. Hoje em dia a quantidade de redes sociais é imensa e todos os dias novas são lançadas. Mas não caia na tentação de sair lançando a sua empresa em todas elas. É preciso haver o planejamento prévio e a partir daí a escolha da melhor rede social para estar presente.

 

Quarto:

Atente-se para a linguagem: não é só necessário saber para quem está falando, mas também como vai ser falado. A linguagem das suas redes sociais deve estar de acordo com aquilo que o seu público espera. De forma que a comunicação entre vocês ocorra da melhor forma possível. É importante que o público se identifique com a abordagem que é trazida na sua fanpage.

 

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