Uma das maiores preocupações de quem é proprietário de uma empresa é estar bem posicionado no mercado, dessa forma, constrói uma reputação equilibrada e atrai mais clientes para o seu negócio. As ferramentas digitais estão aí para auxiliar nesse processo, oferecendo possibilidades que reforçam a comunicação entre empresa e cliente, de forma mais rápida e gerando resultados que atendam a necessidade específica de quem dela se beneficia.

Dentro dessas possibilidades estão as ferramentas que contribuem para um melhor tráfego dentro de um site empresarial. Ao construir um site, os objetivos principais, além de apresentar os serviços oferecidos por sua empresa é tornar esse conteúdo de fácil acesso a maior quantidade de pessoas possível. Tendo um bom conteúdo, que atraia a atenção do cliente, as chances de ser procurado quando o mesmo precisar de um serviço específico é significativa. Porém como garantir que terá essa visita novamente? É exatamente nesse contexto que o Remarketing entra. Vamos explicar melhor nos tópicos a seguir.

 

 

 

O que é o Remarketing?

 

O Remarketing é mais uma das especialidades que o Marketing Digital oferece para o meio social. Através dele sua empresa pode escolher uma mensagem específica para um determinado público. Dessa forma, terá um melhor controle do quê e para quem produzir conteúdo. O Remarketing tem a função de ‘’capturar’’ a pessoa que visita o seu site uma vez e, a partir disso, adaptar anúncios que aparecerão para esse possível lead. Esse filtro é feito com base no que essa pessoa visitou em seu site.

Sua principal função é garantir o retorno de um visitante para o seu site e produto. Acessar uma página uma vez, não garante o retorno dessa pessoa em outro momento. Sendo assim, mesmo que sua empresa forneça excelentes serviços, existe uma grande chance que esse potencial cliente encontre outros serviços semelhantes no caminho e não se lembre do que havia visto, anteriormente, no seu. O Remarketing vai construir um meio para que esse cliente se lembre de você, através de propagandas específicas.

Traremos nesse texto como exemplo o segmento de Contabilidade para melhor ilustrarmos a informação. Sua empresa possui um site e dentro dele abas específicas, demonstrando os principais serviços prestados, como exemplo: Auditoria – Plano de Negócios – Consultoria Empresarial. Quando um cliente tem acesso ao seu site, o Google armazena algumas informações que são importantes para construir o perfil de quem esteve ali.

 

 

 

De que forma funciona:

Por exemplo, o cliente entrou no site e dentre todas as abas disponibilizadas, optou por navegar em algumas específicas, dentre elas, a aba ‘’Consultoria Empresarial’’ o Google já entende que o interesse dessa pessoa é destinado para esse tema. Sendo assim, para quem você irá pedir para o Google exibir um banner informativo sobre serviços nesse segmento? Exatamente para esse potencial cliente. Quando o mesmo estiver acessando sua conta de e-mail, qual banner aparecerá para ele? Sim, uma propaganda dos seus serviços, simplesmente porque o Google identificou, através da visita anterior, que existia ali um interesse por essa determinada área.

A pergunta que fica é: de que forma isso é possível? Ao criar qualquer conta no Google e concordar com os termos que ele disponibiliza para que se tenha acesso, uma série de informações é disponibilizada e a partir dela consegue-se construir um perfil do visitante. Através do IP do computador, por exemplo, o Google já sabe de qual região e país está se realizando o acesso. Ao criar um perfil, informações como data de nascimento, sexo, entre outras, possibilitam que mais dados sejam armazenados a respeito de quem está fazendo uso. São justamente essas informações colhidas que o Google vai recorrer na hora de realizar o processo de Remarketing.

Ao utilizar essa ferramenta, toda vez que um lead acessar seu site, o Google recolherá essas informações já citadas, juntamente com as páginas visitadas e construíra o perfil de interesse. Voltando para o Exemplo da Consultoria Empresarial, se um homem, com média dos seus 40 anos de idade, com IP da cidade de Salvador, acessa o seu site de Contabilidade e procura pelos serviços de Consultoria, o Google já identifica que assuntos desse universo são relevantes para essa pessoa. Tendo a probabilidade de aparecer durante suas navegações na internet e, consequentemente, esse potencial cliente retornar ao seu site e contratar seus serviços.

 

 

 

Utilizando o Remarketing na minha empresa:

Se após avaliar essas informações, despertou o interesse em investir nessa ferramenta para a sua empresa, vamos trazer uma pequena explicação dos passos iniciais a serem tomados:

 

Criar uma conta no Google Adwords: é a partir dela que você terá acesso às opções de ferramentas e escolherá qual delas utilizará para a sua empresa.

 

Título: assim como em uma campanha de Link Patrocinado, no Remarketing também escolhemos um nome a ser utilizado.

 

Orçamento: você escolherá o valor que aplicará em sua campanha. Dessa forma, podendo decidir o quanto deseja e pode investir nesse serviço.

 

 

É importante levar em consideração que produzimos esse conteúdo para acrescentar na sua compreensão. Porém, ter acesso a todas essas informações não dispensam a necessidade de uma Agência de Publicidade e Propaganda. Pois a criação de uma campanha de Remarketing, assim como o seu monitoramento, pedem o auxílio de uma Agência de Publicidade, de forma que o seu serviço seja bem planejado tendo um retorno positivo.