Sabe o que fazer para reter a atenção do público nas redes sociais? Há um conjunto de estratégias usadas para alcançar esse resultado. Saiba duas delas!

As redes sociais são ferramentas importantes para os negócios tendo em vista que inúmeras pessoas as utilizam. Com base nos dados de 2021 da Statisa, a estimativa é que apenas no Brasil, a base de usuários no Instagram é de 98,84 milhões. Portanto, pensar em vendas on-line e divulgação da empresa no âmbito digital, é também incluir as redes sociais como estratégia. Mas não basta apenas estar presente nessas plataformas, é preciso produzir conteúdos que retenham a atenção do público.

 

Como Reter a Atenção do Usuário nas Redes Sociais?

 

Conquistar a atenção do usuário requer planejamento e não fórmula mágica. Para produzir conteúdos que satisfaçam o público, é preciso conhecer suas necessidades, o que buscam e sugerir medidas que poderão atendê-lo. Além do mais, quem quer resultados positivos nas redes sociais deve adotar a análise de dados e métricas. Afinal, como saber se os esforços são úteis se os efeitos não são avaliados? Portanto, abrange um conjunto de ações e não um passo a passo milagroso.

 

Vale ressaltar que seguir o “achismo” na gestão das redes sociais pode significar menos resultados assertivos, baixo engajamento com o público e, até mesmo, perda de negócios. A avaliação das métricas é importante porque permite que a organização entenda qual foi a proporção do sucesso, caso houver, de uma campanha ou estratégia. A análise de dados é indispensável para empresas de qualquer tipo de porte que investem nessas plataformas.

 

Conteúdo Relevante e Análise de Métricas:

Mas como produzir conteúdos que chamem a atenção? Uma das medidas fundamentais é compreender o que o público-alvo tem procurado. Diferentes recursos são utilizados para fazer pesquisas de mercado, uma delas é o Google Trends, uma ferramenta gratuita do Google capaz de ajudar a entender tendências de termos buscados. Imagine que um dos assuntos do momento é “roupas de moda verão”. A partir disso, uma empresa de loja de roupas pode produzir conteúdos nas redes sociais, por exemplo, sobre dicas de looks moda verão.

 

Outra ação necessária é analisar o desempenho dos conteúdos realizados. Imagine que você produz um post no qual sobressai dos demais tipos já publicados. Neste sentido, o ideal é testar mais formatos similares e avaliar se trazem efeitos similares ao que alcançou destaque. Em geral, diferentes redes sociais disponibilizam dados de desempenho, no Facebook é possível conferir por meio da aba “visão geral“, já no Instagram basta ir em “Insights“.

 

Por que Incluir as Redes Sociais na Estratégia de Marketing?

 

Diversas pessoas no Brasil utilizam redes sociais e as chances do público-alvo da sua empresa estar presente nessas plataformas, são altas. Quanto mais a organização é vista, mais a possibilidade de ser lembrada na decisão de compra. Além disso, tratam-se de recursos importantes para quem busca mais proximidade e interação com o público, afinal serve como um canal de troca de informações. Portanto, diferentes benefícios podem ser obtidos.

 

Entre as vantagens de investir nas redes sociais está ainda a possibilidade de gerar tráfego e conversões. Por meio delas, a empresa pode fazer divulgação de links que direcionam para o site ou para o e-commerce. Para fazer marketing nas redes sociais é importante que a empresa realize um planejamento definindo objetivos, tipos de conteúdos, quais plataformas irão usar e entre outras decisões.