Essa é a grande pergunta que todas as pessoas que se preocupam com sua empresa fazem. Uns defendem positivamente, já outros não acreditam tanto, ficando em uma constante dúvida. Mas respondendo a pergunta, tudo dependerá de como a empresa planejou-se para tal ação.

Assim como um outdoorbusdoor, entre outros veículos de comunicação, não adianta fazer uma ação de panfletagem só porque viu várias empresas fazendo e achar que dará retorno apenas fazendo o mesmo. O ideal é você ter tudo bem planejado, só assim você terá a possibilidade de trazer um resultado superior ou muito próximo do desejado para o seu negócio.

O planejamento passa por várias etapas, a começar pelo layout e mensagem do material a ser entregue, pois ele precisa ser acima de tudo atrativo, que chame a atenção imediatamente de quem pegue, já que as pessoas recebem panfletos todos os dias, em todos os lugares e jogam fora facilmente por não passar uma mensagem objetiva e em muitos casos, apresentar um layout pobre.

Outro ponto é a localização, juntamente com seu público. Quem você quer atingir? Onde está o seu público? Em frente a lojas, em semáforos, é importante saber!

Há um ponto bem peculiar que pode acabar com uma ação de panfletagem. O clima! É um fator externo que pode prejudicar a ação e não temos como controlar caso caia uma chuva no meio de uma ação em andamento.

Além da preocupação com os panfletos, com os locais e dias da ação é interessante avaliar a qualidade do trabalho da empresa que fará a ação. Há empresas que fornecem registro fotográfico da ação, que possui uma pessoa para supervisionar a ação inteira. Se não ficar atento a isso e pensar apenas no financeiro, o barato muitas vezes pode sair caro e dai vem o discurso negativo “Ação de panfletagem não funciona”. Será que uma pessoa que trabalha durante 06 horas por dia numa ação, recebendo R$10,00 ou R$20,00 em um sol forte, estará motivada para realizar a ação com qualidade ou estará doida para acabar todo o material?