Entender o que é o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é ideal para entender se vale a pena ou não investir em determinadas campanhas. Saiba mais!

Já ouviu falar de Retorno Sobre o Investimento em marketing digital? Imagine fazer um investimento e não ter ideia se a aplicação trouxe ganho para os negócios? Quem não monitora os resultados não tem ideia se precisa ou não de melhorias e os riscos de perder dinheiro são grandes. Por isso, é fundamental analisar e compreender.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que, em campanhas, a análise de resultados não é baseada em teorias sem fundamentos. Existem métricas que permitem o investidor entender com precisão o efeito da aplicação realizada, se essa foi ou não, lucrativa para a empresa. Uma das métricas é o Retorno Sobre o Investimento conhecido pela sigla ROI.

Retorno sobre o investimento do marketing digital

Afinal, o que significa ROI? Essa sigla vem do inglês return on investment que quer dizer: “retorno do investimento”. Trata-se de uma métrica capaz de apontar com precisão as consequências de investimentos realizados em diferentes canais. Em resumo, quem investe pode entender se perde ou ganha com a aplicação feita a partir do resultado final de cada campanha.

Diante disso, o ROI torna-se indispensável para os negócios já que permite entender se as ações valem a pena ou favorecem os resultados da empresa, além de ser possível identificar quais campanhas precisam de otimização para que possam gerar efeitos superiores, também. Mas como calcular o ROI? A métrica deve ser calculada a partir da seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Custos) / Custos

Para entender, imagine que a sua empresa gerou receita de R$ 40 mil e o investimento inicial foi de R$ 5 mil. Ao aplicar a fórmula temos: ROI= (40000 – 5000) / 5000. Nesse caso, o ROI gerado foi 7. Portanto, o Retorno Sobre o Investimento foi 7 vezes o investimento inicial. Além de campanhas de marketing, o cálculo dessa métrica pode ser aplicado em outros tipos de investimentos.

Ferramentas de gestão ajudam nos retornos de investimentos?

Para alcançar bons retornos de investimento em campanhas de marketing digital, muitos profissionais utilizam em suas estratégias, ferramentas capazes de impulsionar os negócios e gerar resultados, um exemplo delas é o Google Analytics. Trata-se de um serviço gratuito disponibilizado pelo Google que fornece os dados de acesso (tráfego) de um site ou aplicativo. Além disso, por meio dele é possível identificar a origem dos acessos, se por meio orgânico e mídia paga, por exemplo, e entre outras vantagens.

Já ouviu falar de RD Station? Esta é outra plataforma aplicada em estratégia de Marketing Digital. O software é usado para automatizar processos, nutrir leads, atrair visitantes ao site, planejar projetos e entre outras funcionalidades. Trata-se de um recurso não gratuito, com versão de teste grátis. Ao pensar em ferramentas para campanhas de marketing, é possível que gere a dúvida: “elas ajudam em retorno de investimentos?”

Existem diversos tipos de ferramentas para estratégias de marketing digital e utilizá-las ajudam a gerenciar metas, otimizar processos e até mesmo acompanhar a performance de campanhas. Por isso, são recursos aliados para o alcance de retornos de investimentos. No entanto, é necessário saber como aplicá-los e isso deve ser feito com o suporte de profissionais experientes.