Existe SEO para Facebook? Embora muitas pessoas não saibam, a resposta é sim! Existe SEO para Facebook.

Muitas pessoas associam o SEO a otimização para motores de busca, o que de fato é a sua finalidade. No entanto, esse conjunto de estratégias também pode ser aplicado em fanpages, sendo uma ferramenta ideal para quem quer ser encontrado e gerar mais resultados dentro da rede e também nos buscadores como o Google e o Bing.

O Facebook é um recurso importante e capaz de trazer resultados para a empresa, quando utilizado de forma estratégica. A estimativa é que existam 1,84 bilhão de contas de usuários ativos em todo o mundo. No Brasil, o Facebook está entre as principais redes sociais utilizadas no país. Portanto, as chances de encontrar consumidores de serviços ou produtos oferecidos por você são altas.

 

O que é SEO no Facebook

O SEO, como já citado, consiste em um conjunto de técnicas de otimização para motores de busca. O SEO para Facebook remete a otimização aplicada nesta rede social com o intuito de deixar o perfil visível para os consumidores, com o objetivo também de aumentar os resultados da empresa por meio do digital.

Passou o tempo em que as redes sociais eram usadas apenas para relacionamento entre pessoas ou publicação de momentos. Essas ferramentas tornaram-se também canais de compras, onde as pessoas buscam empresas para adquirirem produtos ou solicitar serviços, e o Facebook é um exemplo delas. Com a adição de novos recursos, o Facebook permitiu que usuários realizassem busca com por meio de palavras-chaves.

 

Estratégias de SEO para Facebook: como funciona e como aplicá-las

Nome do perfil

O nome do perfil está entre os primeiros pontos que devem ser observados em estratégias de SEO para Facebook. O ideal é escolher o nome da empresa ou nome comercial que seja simples e memorável para o usuário. A orientação é não inventar termos difíceis e com várias palavras-chaves, pois isso pode deixar a página pouco atraente e afetar o resultado desejado.

Ao supor, por exemplo, que uma determinada empresa do segmento de moda define o nome comercial: “Fictício Moda Feminina, roupas, calçados, moda íntima e praia“. Apesar de deixar explicado qual é o tipo de segmento, o nome fantasia contém diversas palavras-chaves. Neste caso, o indicado é reduzir o termo para “Fict. Moda Feminina” e descrever no perfil os artigos que os clientes poderão encontrar.

 

URL

Outro cuidado a ser observado em SEO para Facebook é a URL. O endereço do perfil deve estar equivalente ao nome da empresa ou ao nome fantasia. URL com números ou palavras que não apontam para a marca afetarão a indexação do perfil da empresa nos motores de busca. Além do mais, pode passar ao usuário a impressão de amadorismo e pouca credibilidade. Por isso, personalize a URL.

 

Uso de palavras-chave no Facebook

A Meta Description, ou meta descrição, consiste em uma mensagem resumida sobre o que o usuário vai encontrar em determinado conteúdo de uma página web. No Facebook, o equivalente da meta descrição é o campo “Sobre“, onde é preciso apresentar informações breves sobre sua empresa. Nesta descrição, é importante atribuir palavras-chaves (termos que o usuário insere durante uma pesquisa). Isso vai ajudar o perfil do Facebook a ter mais chances de ser exibido aos usuários.