A escolha por criar conteúdos para site é um dos pilares de uma boa estratégia de marketing. Se a sua empresa já possui um site, muito provavelmente agora você deseja que ele receba visitas diárias, seja encontrado no google e atraia novos leads para o seu negócio. E tudo isso é possível através do marketing de conteúdo. Acontece que muitas empresas desconhecem o potencial de uma gestão de site e acabam deixando de trabalhar estratégias cruciais para o desenvolvimento da sua empresa. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para alimentar o público com conteúdos que eduquem e respondam às necessidades de um determinado público-alvo. Através da criação de conteúdos, o site da sua empresa pode atingir melhores posições no Google, estando na primeira página e, consequentemente, recebendo mais tráfego diário, que é como chamamos os acessos. Acontece que, a produção de conteúdo não é tão simples e pode deixar as empresas em dúvida sobre temas e tipos de conteúdos que podem produzir. Se esse é o seu caso, trouxemos dicas que vão lhe ajudar a escolher temas relevantes para criar conteúdo para site.


Sendo estratégico na escolha dos temas


Necessidade do público-alvo:


Existe uma grande diferença entre o que você gostaria de falar/escrever e o que o seu público deseja ler e, de fato, precisa. Todos os dias as pessoas tiram dúvidas no google, elas possuem necessidades específicas, querem entender como conseguem resolver um problema, aprender um pouco mais sobre um assunto. É nesse momento que o conteúdo do seu site precisa aparecer.
Criar conteúdo para site não é falar sobre o seu produto, não é vender o seu serviço, esqueça esse método antigo. O marketing de conteúdo é sobre conquistar o potencial lead, estar presente e construir um relacionamento com ele. Sem compreender esse primeiro ponto, a sua estratégia de conteúdo pode enfrentar dificuldades e não levar a resultados. 


Seleção de palavras-chave:


As necessidades do seu lead em potencial não podem ser baseadas em “achismos” ou até mesmo inventadas. Pessoas possuem necessidades reais e não imaginárias. Ninguém procura sobre “como trocar a resistência do chuveiro” se o seu aparelho não estiver apresentando problemas. Consegue compreender? É por isso que os temas de conteúdos do site da sua empresa precisam ser definidos através de palavras-chave.
As palavras-chave funcionam como indicativos, elas são ideias centrais de um tema ou pesquisa. Normalmente, toda pesquisa tem uma palavra-chave, todo segmento possui palavras-chave específicas, as quais possuem uma alta demanda de procura no google. Você precisa conhecer as suas, pois é a partir delas que conseguirá formular questionamentos e encontrar ideias de conteúdos para desenvolver. Essas palavras não são só para lhe dar criatividade, elas revelam as necessidades de buscas dos usuários na internet. Por isso, a pesquisa por elas deve ser realizada com atenção e por especialistas que já possuam uma noção de marketing de conteúdo. 


Mapeamento de temas:


A partir das palavras-chave, pode ser iniciado o mapeamento de possíveis temas a serem trabalhados. O ideal é trabalhar com base em um funil de vendas, nele a sua empresa pode conduzir o lead em uma jornada de conhecimento e compra.
É importante que o mapeamento respeite as dúvidas reais dos clientes, voltamos a repetir. Caso contrário, a sua empresa pode ter uma grande quantidade de conteúdos no site, mas que não são visitados e nem se quer ranqueiam no google. Tudo isso porque não são procurados, não existem um volume de busca e interesse pelo tema. Você pode começar realizando pesquisas em cima das palavras-chave, vendo o que já aparece na internet e construindo conteúdos ainda mais completos sobre determinado tema. Observar outros conteúdos também podem ajudar a sua empresa a identificar o que ainda não foi falado, dentro do tema, e que pode ser explorado em seu site. Aqui, entram muita pesquisa e estratégia, por isso não pode ser realizado de forma amadora!

Então, já se sente apto(a) para começar a desenvolver temas e conteúdos para o seu negócio?