A internet revolucionou a forma como vivemos e nos comunicamos com o mundo. Por isso, viemos tirar as suas dúvidas sobre todas as redes sociais que estão em alta e quais delas você pode se beneficiar.

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais utilizam a internet. Seja para lazer, interagir com amigos, como também para divulgar produtos e serviços, as redes sociais têm um papel fundamental na comunicação. Aliás, o Marketing Digital tem se beneficiado bastante dessa plataformas tecnológicas, sobretudo nesse momento de crise do coronavírus.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hootsuit, 66% dos usuários da internet tem algum contato com as redes sociais. Isso significa um total de 140 milhões de pessoas ativas. 

Mas, quais são as mais efetivas para quem está montando um negócio? Quais delas podemos utilizar para lazer, trocar informações e nos relacionarmos? Fizemos uma lista com todas as redes sociais que estão bombando no momento. 

 

Ranking com todas as redes sociais do momento

 

  • Youtube

Diferente do que você possa estar pensando, o Youtube é considerado uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo e a maior do Brasil. Hoje ele é bastante usado para ver vídeos, ouvir músicas, acompanhar canais de youtubers e principalmente fazer marketing.

No entanto, somente cerca de 47% das empresas que utilizam a divulgação através da internet utilizam as potencialidades do Youtube. Se você é uma dessas empresas, porque não buscar ajuda de uma agência de publicidade para potencializar os seus resultados na internet?

 

  • Facebook

Tão popular entre todas as redes sociais, o Facebook segue como uma das plataformas mais usadas na internet ainda hoje, mesmo com o surgimento de outras ferramentas. Ele foi destaque em 2012 e é o queridinho entre os brasileiros, seguido pelos EUA e pela Índia.

Há tempos, muitas empresas já haviam percebido a importância dessa rede para atrair clientes. As possibilidades de utilização dela são enormes, por exemplo, pode-se medir o engajamento tanto orgânico quanto aquele realizado através de anúncios.

Além da utilização da plataforma pelas marcas, muitas pessoas a utilizam para conversar com amigos pelo Facebook Messenger, trocar mensagem e fazer posts.

 

  • Whatsapp

A terceira plataforma de comunicação mais utilizada entre todas as redes sociais é o Whatsapp. Essa rede foi criada com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas e tornar possível o envio e recebimento de mensagens instantâneas.

Uma novidade dessa plataforma é o surgimento do Whatsapp Business e novas funcionalidades disponibilizadas para empresas. Ou seja, se você é um microempreendedor, poderá utilizar o Whatsapp Business para se comunicar com seus clientes, receber reclamações ou sugestões.

E as possibilidades não se encerram aí. É possível até mesmo concretizar compras e realizar novos negócios através dessa rede social.

 

  • Instagram

Em 2019, essa rede social registrou o total de 69 milhões de pessoas cadastradas e uma das redes com maior engajamento. Ou seja, embora o Facebook seja bastante querido, o Instagram tem superado às expectativas e se tornando uma das mais utilizadas.

Através dele é possível fazer posts em formato de fotos e vídeos, além dos stories que vieram para ficar. Aliás, vale salientar que hoje o Instagram Stories tem mais engajamento do que as postagens realizadas no feed.

 

  • Twitter

O Twitter sempre foi visto como aquela rede social onde as pessoas vão para “reclamar”. No entanto, hoje essa é uma das redes que tem ganhando mais destaque e usuários, sendo o Brasil o segundo país com mais acessos.

As marcas mais moderninhas já tem utilizado essa plataforma como um canal de comunicação com seus clientes, e o resultado tem sido muito eficiente. Isso porque, o Twitter exige um tempo menor de resposta do que outras redes sociais.

Dessa forma, fazer marketing no Twitter é algo muito vantajoso. Além disso, essa é a rede social onde a informação chega primeiro, ou seja, ela é aquela que possui as informações mais atualizadas.

 

  • Linkedin

Muito utilizada por empresas, o Linkedin possui cerca de 200 milhões de usuários e vem ganhando mais adeptos, principalmente na crise do coronavírus. Por ser uma rede mais voltada para trabalhos, ela possui o cadastro de empresas, empregadores e de pessoas em busca de recolocação ou que querem um maior destaque no mercado corporativo.

Por isso, é bastante vantajoso ter uma conta nessa rede social, uma vez que ela possui um alto poder de aumentar o networking entre empresas e profissionais.

Outras redes sociais bastante utilizadas ultimamente são o Pinterest e o Skype. Essa última tem facilitado as trocas e comunicações entre profissionais em reuniões empresariais. Saiba agora porque você e sua empresa devem estar na internet.

 

Importância das redes sociais nos negócios

Ter um perfil no Instagram ou no Facebook já se tornou algo obrigatório para muitas empresas. Não é necessário estar em todas as redes sociais para ser visto, mas você deve entender inicialmente onde o seu cliente está. Isso porque quase todo mundo que utiliza a internet, tem um perfil em alguma rede social.

Nesses tempos de pandemia, onde a maioria das pessoas estão em casa, as redes sociais tem se tornado uma forma de distração e interação. Ademais, esse é mais um recurso utilizado pelo marketing digital e por empresas que precisam divulgar os seus produtos e serviços de forma online.

Além disso, a maioria das empresas tem utilizado os recursos oferecidos pelas redes sociais para realizar vídeos chamadas e conversas via áudio. Ou seja, tem ocorrido uma revolução nas comunicações causada pela utilização em massa das redes sociais.

Sem dúvidas, elas têm um papel fundamental nas estratégias de marketing das empresas, pois são intermediárias na comunicação entre clientes e marcas. Aliás, hoje as marcas já possuem um rosto e um posicionamento que as guia em relação às suas ações. Ou seja, para formar uma opinião sobre determinada empresa basta você pesquisar sobre seu posicionamento na internet.

Agora que você já conhece todas as redes sociais mais utilizadas atualmente, descubra onde o seu público está. E não esqueça de buscar uma agência de marketing ou publicidade para te ajudar a montar a sua estratégia de divulgação digital.