O que é ser top of mind? Qual a finalidade, o valor e a importância de ser top of mind?

No dia 6 de abril, o Jornal Correio publicou uma reportagem destacando o resultado do concurso “Top of Mind”, promovido por aquele veículo. As empresas vencedoras receberam a premiação em evento realizado na noite do mesmo dia 6 de abril na Casa do Comércio.

O prêmio foi conferido a 39 empresas apontadas como top of Mind em uma pesquisa realizada com 1.200 moradores da região metropolitana de Salvador. Foram premiadas as marcas que, em seu segmento, foram as mais lembradas pelos entrevistados.

Na categoria “Loja de Autopeças”, a empresa mais lembrada foi O Baratão Auto Peças. O prêmio conquistado pelo O Baratão não foi por acaso. Colocar uma marca na mente do consumidor é algo que requer muito trabalho qualificado, um grande esforço de Marketing e Comunicação.

A empresa responsável pelo anúncio no Jornal O Correio do O Baratão é a Factor Comunicação. Trata-se de uma de empresa de publicidade e propaganda com mais de sete anos atuando no mercado, ajudando clientes a se posicionarem e serem reconhecidos através da comunicação e da construção de marcas fortes. A Factor é uma agência de publicidade que oferece soluções integradas.

A importância de se fazer uma comunicação integrada é garantir que todos os canais de comunicação da empresa com seus clientes trabalhem para a construção da marca, obedecendo a um mesmo plano de comunicação, um mesmo conceito e orientação. Por isso, a Factor cuida de toda a comunicação da empresa, da criação de logotipo à elaboração de anúncio de jornal e web sites corporativos, com zelo irrestrito pela integridade da marca. Tudo sem perder contato com os aspectos estratégicos e objetivos da empresa.

 

 

Mas para que ser TOP OF MIND?

 

Em primeiro lugar, ser Top of Mind é a comprovação de que o trabalho de Marketing e Comunicação foi bem feito. O posicionamento da marca na mente do consumidor é um dos melhores indicadores de performance. O outro consiste em obter, através de pesquisa, a informação de como o consumidor percebe a marca. Obter esse indicador é importante para saber se a comunicação está conseguindo atingir seu principal objetivo, que é criar na opinião pública uma imagem e uma opinião que estejam de acordo com o posicionamento desejado pela marca.

Sim, mas para que serve tudo isso? Muito simples. A resposta é lucro. Quando alguém pensa em comprar um determinado produto, qual a primeira coisa que vem à mente? Não é a marca? Qual será sua primeira opção de compra? A marca que ela lembrar primeiro, com a qual se estabeleceu uma afinidade, consequência de um bom trabalho de branding, do qual a comunicação é um fator vital.

Marcas bem posicionadas na mente do consumidor tendem a ter mais prestígio e obter melhores resultados em venda e lucratividade.

Se o seu objetivo é usar a comunicação para alavancar seus lucros, procure a Factor Comunicação. Comunicar-se com o consumidor não é só colocar um anúncio no jornal. Comunicação é ciência, uma disciplina estratégica, que é para ser cuidada por profissionais qualificados, de forma integrada e profissional. Isso a Factor tem para oferecer.