Na semana passada falamos sobre o novo formato do aplicativo do WhatsApp para empresas, chamado de WhatsApp Business. O aplicativo estava em uso apenas em alguns países e ainda em promessa para lançamento no Brasil, mas essa espera chegou ao fim. Todas as pequenas e médias empresas que desejarem formalizar o seu atendimento via aplicativo, agora poderão baixá-lo e utilizá-lo a serviço da sua empresa. Com a chegada recente, muitos empresários estão em dúvida sobre as reais vantagens de uso do novo aplicativo e de que forma pode ser relevante para a sua empresa.

O que é muito comum, já que tudo que é novo tende a causar certo espanto e dúvidas. Caso essa seja a sua situação, não precisa se preocupar, nós testamos o aplicativo e trouxemos dicas sobre as novas funcionalidades e de que forma você pode começar a utilizá-la em seu negócio. Quer conferir? Só continuar com a leitura!

 

 

Primeiros passos no WhatsApp Business

 

Fazer backup: A primeira dica que você precisa anotar como forma de segurança é: FAZER BACKUP das mensagens antes de baixar o WhatsApp Business! Caso você não queira correr o risco de perder parte dos seus contatos e mensagens antigas. O próprio aplicativo traz esse alerta, por isso, não o ignore.

 

Baixe a nova versão: não há segredo em baixar o novo aplicativo, vá até o Play Store e busque pelo nome ‘’WhatsApp Business’’, assim como o convencional, ao clicar em estar de acordo com os termos logo o aplicativo será instalado em seu dispositivo.

 

Personalização do Perfil da Empresa: os próximos passos agora são personalizar o perfil da sua empresa no aplicativo. Diferente da versão convencional, você terá as opções de definir o seu segmento, nome, horários e dias de atendimento, além da localização em um pequeno mapa e endereços de contato telefônico, e-mail e website. É só editar normalmente e pronto! Seu perfil estará completo para quando o seu cliente visualizá-lo.

 

Etiquetas: a organização é um dos pontos fortes do WhatsApp Business, a opção ‘’Etiquetas’’ traz a possibilidade de classificar seus clientes por grupos distintos. O próprio aplicativo oferece alguns modelos como: ‘’Novo cliente’’‘’novo pedido’’‘’pagamento pendente’’’pago’’ e ‘’pedido finalizado’’. Além disso, você pode personalizar outras etiquetas que considerar de maior importância para a sua empresa. Dessa forma, suas vendas e contatos com o cliente ficarão melhor distintos e organizados.

 

Modelos de Respostas: os dias de precisar reescrever inúmeras vezes a mesma mensagem para os clientes acabaram com o WhatsApp Business! No novo aplicativo, você pode definir modelos de respostas rápidas para serem enviadas para o seu lead. As mensagens serão acionadas através de comandos, exemplo: sempre que um lead perguntar sobre as formas de pagamento dos serviços, você pode definir uma mensagem que será acionada toda vez em que digitar ‘’/pagamento’’. Dessa forma, você economizará tempo e será muito mais rápido em dar um retorno ao cliente. Evitando reclamações e insatisfação.

 

Mensagem de saudação automática: é importante estreitar laços com o cliente e ser solícito as suas indagações. No WhatsApp Business você pode definir mensagens automáticas de boas vindas, dessa forma, toda vez que o cliente entrar em contato com a sua empresa via aplicativo, receberá uma resposta. Mas é necessário ter atenção com essa função, pois ao defini-la, obrigatoriamente o aplicativo também disparará a mensagem para clientes que estão em inatividade no aplicativo em um período de 14 dias, por exemplo.   

 

 

Então, sentiu vontade de ir correndo no Play Store baixar o WhatsApp Business e conferir de perto as novidades? Esperamos que sim! Depois que baixar, volta aqui e conta pra gente nos comentários como tem sido a sua primeira experiência com o aplicativo.