Sabia que a sua empresa pode ter mais resultados ao incluir o YouTube na estratégia de gestão de rede social? Com mais de dois bilhões de usuários, essa plataforma de compartilhamento de vídeos representa quase um terço da internet. Esses dados podem indicar que existem várias pessoas nas quais a sua marca pode alcançar.

Atualmente há inúmeras redes sociais, entre as mais utilizadas estão: Facebook, Instagram e Twitter. Para impulsionar ainda mais os negócios, essas ou outras podem ser utilizadas ao lado de ferramentas como o YouTube, por exemplo. Por isso, entenda como integrar o YouTube à estratégia de gestão de rede social.

 

YouTube na estratégia de gestão de rede social

O vídeo é um formato importante para utilizar na rede social, pois tem características específicas que tornam o conteúdo dinâmico e atrativo. Para incluí-lo nas estratégias da gestão, antes deve ser analisado quais são os resultados que a empresa deseja obter a partir desses canais:

  • Alcançar Novos Seguidores? 

  • Atrair potenciais clientes? 

  • Divulgar a empresa? 

  • Construir um relacionamento com o público? 

 

Conteúdo bônus

Após pensar nos objetivos, é preciso elaborar os conteúdos que visam atingir esse foco. Uma das formas de integrar o YouTube às estratégias de gestão de rede social é oferecer mais detalhes sobre um tema de interesse do público.

Supondo, por exemplo, que a empresa deseja dobrar as vendas de um produto comercializado por ela para melhorar a cólica menstrual, portanto esse é o objetivo. Com isso, produz um conteúdo sobre os cuidados com a saúde feminina, sugerindo o produto como solução. 

O canal do Youtube pode ser aproveitado para oferecer ao público um “bônus”, ou seja, mais informações sobre o assunto. O material deve ser rico e pode conter, por exemplo, dicas de um especialista.

 

Interação entre as páginas

Outra forma de ingressar o YouTube à estratégia de gestão da rede social é por meio da interação entre as redes sociais da corporação. Isso significa: produzir um conteúdo destinado para o YouTube e abordar mais detalhes em outra rede social ou no site corporativo ou vice-versa.

Se a empresa ainda é recente no YouTube, mas possui muitos acessos no site institucional ou em outros canais como Facebook e Instagram, essa estratégia será a chance de levar audiência ao canal de vídeo. Portanto, essa estratégia também deve ser considerada. 

 

Gestão de rede social: planejamento e estratégia

Após saber como incluir o YouTube à estratégia de gestão de rede social, é necessário entender: como funciona esse trabalho?

A gestão de rede social trata-se de uma tarefa delicada que requer pensar de forma estratégica para alcançar os objetivos. O trabalho inclui um conjunto de ações como: 

  • Publicação de conteúdos

  • Suporte ao público

  • Monitoramento de dados

  • Avaliação de resultados. 

Para atingir bons resultados por meio da rede social é necessário trabalhar de maneira habilidosa. O tipo de mídia que a empresa escolher ingressar deve ser onde a audiência está e precisa fazer sentido aos negócios. Mas, não adianta está presente em uma plataforma se não há um planejamento estratégico para alcançar as metas. Por isso, antes de tudo, estude cada ação ou recorra a um profissional especializado: uma agência de mídias sociais.